Trazendo Multimodalidade para o Design de Ambientes de Aprendizagem Aprimorados pela Tecnologia
Resumo
As interações humanas são multimodais por natureza. Das formas simples a complexas de transferência de informação, os seres humanos utilizam-se de uma multiplicidade de modos comunicativos, tais como expressão facial, gesto e fala para transmitir significado e dar sentido às experiências diárias. Através do uso de diferentes modos de comunicação, os indivíduos interagem e transmitem mensagens em várias camadas simultâneas, influenciados pela aparência, configuração espacial e dinâmica do contexto social onde estão situados.
O presente artigo apresenta uma estrutura ou framework metodológico para registrar a prática da aprendizagem e comportamento dos aprendizes em ampla expressão multimodal, e traduzí-los de modo a informar o processo de design de Ambientes de Aprendizagem Aprimorados pela Tecnologia. A pesquisa examina estudantes de pós-graduação, principalmente de Ciência da Computação e Design, dentro de ambientes formais e informais de aprendizagem fazendo uso variado de tecnologia. Os métodos de pesquisa incluem: a) observação vídeo-etnográfica; b) entrevistas semi-estruturadas; e c) análise documentária de material de arquivo.
A estrutura metodológica resultante inclui sete passos: 1) observação in situ, 2) análise de uso de tempo e estratégia de ensino, 3) análise de uso de espaço e ação, 4) análise de uso de tecnologia, 5) análise de multimodalidade e aprendizagem, 6) descrição das possibilidades para a ação, e 7) tradução das possibilidades para a ação em critérios para o design.Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.08
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.08
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)