Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto

Ig Ibert Bittencourt, Seiji Isotani

Resumo


Este manifesto nasceu devido a um processo de auto-reflexão, busca de melhoria contínua do sujeito-pesquisador e do constante impulso que nos move a compartilhar com a comunidade nossas impressões, sejam elas dolorosas ou não, para nós e para outros. Desta forma, trazemos à luz a evidência e a reprodutividade da pesquisa como fatores fundamentais para a melhoria da qualidade das pesquisas que estão sendo negligenciados pela comunidade de Informática na Educação. Com isso, elencamos dez princípios baseados em nossas observações e vivências ao longo dos últimos quinze anos de interação com a comunidade científica interessada em produzir conhecimento, produtos e inovação nesta área estratégica para o desenvolvimento social e econômico do país. Apresenta-se aqui uma carta aberta para o estímulo ao debate e a provocação ao movimento pela pesquisa em Informática na Educação baseada em evidências.Este manifesto nasceu devido a um processo de auto-reflexão, busca de melhoria contínua do sujeito-pesquisador e do constante impulso que nos move a compartilhar com a comunidade nossas impressões, sejam elas dolorosas ou não, para nós e para outros. Desta forma, trazemos à luz a evidência e a reprodutividade da pesquisa como fatores fundamentais para a melhoria da qualidade das pesquisas que estão sendo negligenciados pela comunidade de Informática na Educação. Com isso, elencamos dez princípios baseados em nossas observações e vivências ao longo dos últimos quinze anos de interação com a comunidade científica interessada em produzir conhecimento, produtos e inovação nesta área estratégica para o desenvolvimento social e econômico do país. Apresenta-se aqui uma carta aberta para o estímulo ao debate e a provocação ao movimento pela pesquisa em Informática na Educação baseada em evidências.

Palavras-chave


Manifesto; Educação baseada em Evidências; Informática na Educação

Texto completo:

PDF

Referências


Benassi, V. A., Overson, C. E., & Hakala, C. M. (2014). Applying science of learning in education: Infusing psychological science into the curriculum. Society for the Teaching of Psychology. Disponível em: http://teachpsych.org/ebooks/asle2014/index.php [GS Search]

Blanchard, E. G. (2015). Socio-cultural imbalances in AIED research: Investigations, implications and opportunities. In International Journal of Artificial Intelligence in Education, 25(2), 204-228. doi: 10.1007/s40593-014-0027-7 [GS Search]

Blikstein, P. (2013a). Digital fabrication and ‘making’ in education: The democratization of invention. In J. Walter-Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, 4, 1-21. ISBN: 978-3-8376-2382-6. [GS Search]

Blikstein, P. (2013b). Multimodal Learning Analytics. Proceedings of the III Learning Analytics Knowledge Conference (LAK 2013), Leuven, Belgium. doi: 10.1145/2460296.2460316 [GS Search]

Fuks, H., Raposo, A. B., & Gerosa, M. A. (2002). Engenharia de Groupware: desenvolvimento de aplicações colaborativas. In XXI Jornada de Atualização em Informática, Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (Vol. 2, pp. 89-128). ISBN 85-88442-24-8 [GS Search]

Huth, E. J. (1986). Irresponsible authorship and wasteful publication. Annals of Internal Medicine, 104(2), 257-259. doi: 10.7326/0003-4819-104-2-257 [GS Search]

Isotani, S., & Bittencourt, I. I. (2015). Dados Abertos Conectados: Em busca da Web do Conhecimento. Novatec Editora. doi: 10.13140/RG.2.1.4355.6329 [GS Search]

Jaques, P. A., Seffrin, H., Rubi, G., de Morais, F., Ghilardi, C., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor PAT2Math. Expert Systems with Applications, 40(14), 5456-5465. doi: 10.1016/j.eswa.2013.04.004 [GS Search]

Jaques, P. A., Siqueira, S., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2017). Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas. Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 1-7. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318888683

Jaques, P. A.; Pimentel, M.; Siqueira, S.; Bittencourt, I. I.. (Org.) Série de Livros Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, 2019. Disponível em: http://metodologia.ceie-br.org/

Liao, C. H. (2010). How to improve research quality? Examining the impacts of collaboration intensity and member diversity in collaboration networks. Scientometrics, 86(3), 747-761. doi: 10.1007/s11192-010-0309-2 [GS Search]

Lyra, K., & Isotani, S. (2017). Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 46-56. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2017.46 [GS Search]

Magalhães, C. V., Santos, R. E., Da Silva, F. Q., & Gomes, A. S. (2013). Caracterizando a pesquisa em informática na educação no Brasil: um mapeamento sistemático das publicações do SBIE. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 22 - 31. doi: 10.5753/CBIE.SBIE.2013.22 [GS Search]

Pasquali, L. (2017). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Editora Vozes Limitada. ISBN 978-85-326-5612-4 [GS Search]

Pimentel, M. (2018). Um Pesquisador em Computação em Busca de um Modo de Fazer Pensar Pesquisas em Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(01), 51. doi: 10.5753/RBIE.2018.26.01.51 [GS Search]

Posada, J. E. G., Buchdid, S. B., & Baranauskas, M. C. C. (2016). Informatics in education: what the works published in Brazil reveal. Brazilian Journal of Computers in Education, 24(1), 142. doi: 10.5753/rbie.2016.24.1.142 [GS Search]

Pyrko, I., Dörfler, V., & Eden, C. (2017). Thinking together: What makes Communities of Practice work?, Human Relations, 70(4), 389-409. doi: 10.1177/0018726716661040 [GS Search]

Tenório, T., Bittencourt, I. I., Isotani, S., Pedro, A., Ospina, P., & Tenório, D. (2017). Dataset of two experiments of the application of gamified peer assessment model into online learning environment MeuTutor. Data in brief, 12, 433-437. doi: 10.1016/j.dib.2017.04.032 [GS Search]

Valente, J. A., & de Almeida, F. J. (1997). Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, 1(1), 45-60. doi: 10.5753/rbie.1997.1.1.45-60 [GS Search]

Vicari, R. M., Flores, C. D., Silvestre, A. M., Seixas, L. J., Ladeira, M., & Coelho, H. (2003). A multi-agent intelligent environment for medical knowledge. Artificial Intelligence in Medicine, 27(3), 335-366. doi: 10.1016/S0933-3657(03)00009-5 [GS Search]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.03.108

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.03.108

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)