Um Pesquisador em Computação em Busca de um Modo de FazerPensar Pesquisas em Informática na Educação
Resumo
Neste artigo, com base no método “história de vida autobiográfica”, narro minha história em busca de um modo de realizar e orientar pesquisas úteis e rigorosas na área de Informática na Educação. Para me ajudar a tecer este relato, trago dados do meu histórico de publicações no SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação), WIE (Workshop de Informática na Educação) e RBIE (Revista Brasileira de Informática na Educação). Relato como minha práxis de pesquisa científica foi se transformando nas últimas décadas até chegar na apropriação da abordagem epistemológica Design Science Research para conceber o desenvolvimento de artefatos em minhas pesquisas científicas, e na abordagem epistemológica Pesquisas com os Cotidianos Escolares como uma alternativa ao Positivismo para a realização de estudos empíricos. Com a narrativa de minhas vivências, lutas e conflitos em busca de um modo para realizar e orientar pesquisas que eu reconhecesse como científicas, objetivo apontar para a importância de discutirmos os pressupostos epistemológicos de nossas pesquisas, e com isso espero contribuir para a melhoria das produções científicas de nossa comunidade brasileira de pesquisadores em computação atuantes em Informática na Educação.
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)