Assistindo os estudantes na resolução de problemas algébricos: uma proposta baseada na Teoria da Carga Cognitiva

Bruno Fagundes Silva, Patrícia A. Jaques Maillard

Resumo


Uma das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas na aprendizagem de álgebra escolar é a resolução de problemas algébricos. Os problemas algébricos apresentam uma situação ou uma estória, e o estudante deve buscar compreender quais são os elementos contidos nessa situação e as relações entre eles a fim de gerar um modelo matemático para representá-lo, que consiste em uma ou mais equações. Nesse trabalho é proposto um editor com o objetivo de auxiliar os alunos na realização da tradução de problemas algébricos a partir de um enunciado, desde a identificação das partes do problema até a definição das relações e equações. O editor fornece também feedback ao aluno sobre cada passo executado, indicando se o mesmo está correto ou incorreto. O editor segue as diretrizes da Teoria da Carga Cognitiva, e se utiliza dos tipos de efeitos, especificamente o efeito da atenção dividida, o efeito da ajuda e o efeito do exemplo resolvido. Foi realizada uma avaliação experimental do editor com duas turmas do 7o ano do ensino fundamental, totalizando 59 alunos, na cidade de São Leopoldo. Embora não tenha sido encontrado um ganho de aprendizagem maior para o grupo experimental estatisticamente significativo, a avaliação mostrou que o editor auxiliou no aprendizado dos alunos e que os alunos acharam mais fácil e divertido resolver os problemas algébricos no editor do que em papel e caneta.


Palavras-chave


Intelligent Tutoring System. Artificial Inteligence. Education. Algebra.

Texto completo:

PDF

Referências


Anderson, J. R., Corbett, A. T., Koedinger, K. R., & Pelletier, R. (1995). Cognitive tutors: Lessons learned. The Journal of the Learning Sciences, 4(2), 167–207. [GS Search]

Ayres, P., & Sweller, J. (2005). The Split Attention Principle. In R. Mayer (Ed.), The cambridge handbook of multimedia learning (p. 135-146). Cambridge: Cambridge University Press. [GS Search]

Baddeley, A. (1982). Your Memory, A Users Guide. New York: Macmillan. [GS Search]

Baker, R., Walonoski, J., Heffernan, N., Roll, I., Corbett, A., & Koedinger, K. (2008, April). Why students engage in “gaming the system” behavior in interactive learning environments. Journal of Interactive Learning Research, 19(2), 185–224. [GS Search]

Booth, L. R. (1995). Dificuldades das crianças que se iniciam em Álgebra. In A. Coxford & A. Shulte (Eds.), As idéias da álgebra (pp. 23–37). São Paulo, SP. [GS Search]

Brasil (2008). Parâmetros curiculares nacionais - Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Matemática. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. [GS Search]

Burns, H. L., & Capps, C. G. (1988). Foundations of intelligent tutoring systems: An introduction. In M. C. Polson & J. J. Richardson (Eds.), Foundations of intelligent tutoring systems (p. 1-19). Hillsdale, NJ: Erlbaum. [GS Search]

Chandler, P., Carlson, P., & Sweller, J. (2003). Learning and understanding science instructional material. Journal of Education Psychology, 95(3), 629-640. [GS Search]

Chandler, P., & Sweller, J. (1991). Cognitive load theory and the format of instruction. In L. E. Associates (Ed.), Cognition and instruction (p. 292-332). Taylor and Francis. [GS Search]

Clark, C. R., Nguyen, F., & Sweller, J. (2005). Efficiency in learning - evidence-based guidelines to manage cognitive load. San Francisco, CA, USA: Wiley. [GS Search]

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2008). Estatística sem matemática para psicologia : usando spss para windows. Porto Alegre : Artmed, 2008. [GS Search]

Dicionário Priberam (2016). Verbete heurística no dicionário priberam. Priberam. [GS Search]

Gama, C. (2004a). Integrating Metacognition Instruction in Interactive Learning Environments. Tese de Doutorado (Matemática). [GS Search]

Gama, C. (2004b). Metacognition in interactive learning environments: The reflection assistant model. In International conference on intelligent tutoring systems (pp. 668–677). [GS Search]

Graesser, A. C., Wiemer-Hastings, K., Wiemer-Hastings, P., & Kreuz, R. (1999). Autotutor: A simulation of a human tutor. Cognitive Systems Research, 1(1), 35 - 51. [GS Search]

Heffernan, N., & Koedinger, K. (2002). An Inteligent Tutoring System Incorporating a Model of an Experienced Human Tutor. Proceedings of the 6th International Conference on Intelligent Tutoring Systems, 596-608. [GS Search]

Jaques, P., Seffrin, H., Rubi, G., Morais, F., Ghilardi, C., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving - the case of the tutor PAT2math. Expert Systems with Applications, 40, 5456-5465. [GS Search]

Katz, S., Lesgold, A., Hughes, E., Peters, D., Eggan, G., & Gordin, M. (1998). Sherlock 2: An intelligent tutoring system built on the LDRC framework. Facilitating the development and use of interactive learning environments, 227-258. [GS Search]

Koedinger, K., Anderson, J., Hadley,W., & Mark, M. (1997). Intelligent Tutoring Goes to School in the Big City. Int. J. of Artificial Intelligence in Education, 30-43. [GS Search]

Lemos, P. (2014). Um editor para assistir a tradução de problemas algébricos. Trabalho de Conclusão (Bacharel em Sistemas de Informação), UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo/RS. [GS Search]

Mason, R. (2012). Designing introductory programming courses: the role of cognitive load. Unpublished doctoral dissertation, Southern Cross University, Lismore, AU.

Mayer, R. (1999). The promise of educational psychology: Learning in the content areas. Londres: Pearson education. [GS Search]

Miller, G. (1956). The Magical Number 7, Plus or Minus 2- Some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, 63(2), 81-97. [GS Search]

Mitrovic, A. (2003). An intelligent sql tutor on the web. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 13(2-4), 173–197. [GS Search]

Mousavi, S., Low, R., & Sweller, J. (1995). Reducing Cognitive Load by Mixing Auditory and Visual Presentation Modes. Journal of Education Psychology, 87(2), 319-334. [GS Search]

OECD (2016). Pisa 2015 Results in Focus. Retrieved from www.oecd.org/pisa [GS Search]

Paas, F., Renkl, A., & Sweller, J. (2003). Cognitive load theory and instructional design: Recent developments. Educational Psychologist, 38(1), 1-4. doi: 10.1207/S15326985EP3801_1 [GS Search]

Paas, F. G. W. C., & Merriënboer, J. J. G. V. (1993). The efficiency of instructional conditions: An approach to combine mental effort and performance measures. Human Factors, 35(4), 737-743. doi: 10.1177/001872089303500412 [GS Search]

PACT Center (2016). Pittsburgh Advanced Cognitive Tutor Center. Retrieved from http://pact.cs.cmu.edu [GS Search]

Polya, G. (1971). How to solve it. New Jersey, USA: Princeton University Press. [GS Search]

Seffrin, H., Rubi, G. L., & Jaques, P. A. (2011). O Modelo Cognitivo do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. In Simpósio brasileiro de informática na educação (pp. 10–19). Aracajú: SBC. [GS Search]

Souza, N. (2010). Teoria da carga cognitiva- origem, desenvolvimento e diretrizes aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Pós-Graduação em Ciências Matemáticas), Universidade Federal do Pará. [GS Search]

Stacey, K., & MacGregor, M. (1999). Learning the algebraic method of solving problems. The Journal of Mathematical Behavior, 18(2), 149 - 167. doi: 10.1016/S0732-3123(99)00026-7 [GS Search]

Vanlehn, K. (2006). The behavior of tutoring systems. Int. J. Artif. Intell. Ed., 16(3), 227–265. [GS Search]

VanLehn, K. (2011). The relative effectiveness of human tutoring, intelligent tutoring systems, and other tutoring systems. Educational Psychologist, 46(4), 197–221. [GS Search]

VanLehn, K., Lynch, C., Taylor, L., Weinstein, A., Shelby, R., Schulze, K., . . . Wintersgill, M. (2002). Minimally invasive tutoring of complex physics problem solving. In (pp. 367–376). Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg. [GS Search]

van Merrienboer, J., Schuurman, J., de Croock, M., & Paas, F. (2002). Redirecting learners’ attention during training: effects on cognitive load, transfer test performance and training efficiency. Learning and Instruction, 12(1), 11 - 37. doi: 10.1016/S0959-4752(01)00020-2 [GS Search]

Wainer, J. (2007). Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa para a Ciência da Computação. In T. Kowaltowski & K. Breitman (Eds.), Jornada de atualização em informática - csbc (pp. 221–262). Rio de Janeiro: SBC & PUC-Rio. [GS Search]

Wainer, J. (2012). Experimento em sistemas colaborativos. In M. Pimentel & H. Fuks (Eds.), Sistemas colaborativos (pp. 405–432). Rio de Janeiro, Brazil: Elsevier. [GS Search]

Wenger, E. (1987). Artificial intelligence and tutoring systems: Computational and cognitive approaches to the communication of knowledge. San Francisco, CA, USA: Morgan Kaufmann Publishers Inc. [GS Search]

Woolf, B. P. (2009). Building intelligent interactive tutors: Student-centered strategies for revolutionizing e-learning. San Francisco, CA, USA: Morgan Kaufmann Publishers Inc. [GS Search]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.03.47

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.03.47

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)