GAIA: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo

Talita Cristina Pagani Britto, Ednaldo Brigante Pizzolato

Resumo


Neste artigo, descrevemos a proposta de um website de código e acesso abertos projetado para divulgar um conjunto de recomendações de acessibilidade web para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) chamado GAIA, o qual tem a intenção de auxiliar desenvolvedores web a projetar interfaces web mais acessíveis a estes usuários. Estas recomendações foram extraídas através de um processo de revisão de 17 trabalhos publicados entre 2005 e 2015, incluindo recomendações internacionais, software comerciais ou acadêmicos e artigos revisados por pares. Identificamos 107 recomendações que foram agrupadas em 10 categorias através da técnica de diagrama de afinidades. Em seguida, normalizamos as recomendações em cada categoria de acordo com similaridades e declarações duplicadas, gerando um conjunto de 28 recomendações únicas. Como resultado, evidenciamos melhores práticas para projetar interfaces web acessíveis a pessoas com TEA baseado em soluções de sucesso presentes em trabalhos de diferentes contextos. Para garantir a utilidade das recomendações, foi realizada uma avaliação piloto remota com profissionais de tecnologia onde eles foram solicitados a realizar uma avaliação de acessibilidade de uma aplicação web utilizando o GAIA. Os resultados foram positivos, indicando aplicação prática e foi possível identificar melhorias e ajustes para os conteúdos das recomendações.  Com estes resultados, esperamos contribuir com o estado da arte de acessibilidade web cognitiva. Dessa forma, disponibilizamos as recomendações em um repositório no GitHub, para que estes resultados possam ser utilizados tanto por pesquisadores quanto por profissionais técnicos.

Palavras-chave


Autismo; Acessibilidade Web; Design Inclusivo; Recomendações de Design

Texto completo:

PDF

Referências


Abou-Zahra, S. (2012). How People with Disabilities Use the Web. Status: Draft Updated 1 August 2012. Retrieved from http://www.w3.org/WAI/intro/people-use-web/diversity.

AssistiveWare. (2014). Proloquo2Go. Retrieved from http://www.assistiveware.com/product/proloquo2go.

Battocchi, A., Ben-Sasson, A., Esposito, G., Gal, E., Pianesi, F., Tomasini, D., … Zancanaro, M. (2010). Collaborative puzzle game: a tabletop interface for fostering collaborative skills in children with autism spectrum disorders. Journal of Assistive Technologies, 4(1), 4–13. doi: 10.5042/jat.2010.0040. [GS Search].

Borg, J., Lantz, A., & Gulliksen, J. (2015). Accessibility to electronic communication for people with cognitive disabilities: a systematic search and review of empirical evidence. Universal Access in the Information Society, 14(4), 547–562. doi: 10.1007/s10209-014-0351-6. [GS Search].

Britto, T., & Pizzolato, E. B. (2016). GAIA: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo, (Cbie), 816. doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.816 [GS Search].

Carrer, H. J., Pizzolato, E. B., & Goyos, C. (2009). Avaliação de software educativo com reconhecimento de fala em indivíduos com desenvolvimento normal e atraso de linguagem. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 17(3), 67–81. doi: 10.5753/RBIE.2009.17.03.67. [GS Search].

Darejeh, A., & Singh, D. (2013). A review on user interface design principles to increase software usability for users with less computer literacy. Journal of Computer Science, 9(11), 1443–1450. doi: 10.3844/jcssp.2013.1443.1450 [GS Search].

Df, B. (2013). Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo ( TEA ).

Ferraz, R., & Bechara, E. (2014). Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. Retrieved August 3, 2016, from https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/.

Friedman, M. G., & Bryen, D. N. (2007). Web accessibility design recommendations for people with cognitive disabilities. Technology and Disability, 19, 205–212. doi: 10.1145/1056808.1057024 [GS Search].

Gadia, C. A., Tuchman, R., & Rotta, N. T. (2004). Autism and pervasive developmental disorders. J. Pediatr., 80(2). doi: 10.1590/S0021-75572004000300011 [GS Search].

Mankoff, J., Hayes, G. R., & Kasnitz, D. (2010). Disability studies as a source of critical inquiry for the field of assistive technology. Proceedings of the 12th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility - ASSETS ’10, 3. doi: 10.1145/1878803.1878807 [GS Search].

Millen, L., Cobb, S. V. G., Patel, H., & Glover, T. (2012). Collaborative virtual environment for conducting design sessions with students with autism spectrum conditions. Proc. 9th Intl Conf. on Disability, Virtual Reality and Assoc. Technologies, 10–12. Retrieved from http://www.icdvrat.org. [GS Search].

Millen, L., Edlin-White, R., & Cobb, S. (2010). The development of educational collaborative virtual environments for children with autism. In Proceedings of 5th Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology (CWUAAT 2010). Cambridge, UK: University of Cambridge. Retrieved from http://geniiz.com/wp-content/uploads/2012/01/11.pdf. [GS Search].

Moore, M., & Calvert, S. (2000). Brief Report: Vocabulary Acquisition for Children with Autism: Teacher or Computer Instruction. Journal of Autism and Developmental Disorders, 30(4), 359–362. doi: 10.1023/A:1005535602064. [GS Search].

Muñoz, R., Barcelos, T., Noël, R., & Kreisel, S. (2013). Development of software that supports the improvement of the empathy in children with autism spectrum disorder. Proceedings - International Conference of the Chilean Computer Science Society, SCCC, 223–228. doi: 10.1109/SCCC.2012.33. [GS Search].

Oliveira, C. (2015). Um retrato do autismo no Brasil. Retrieved from http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil.

Ozand, P. T., Al-odaib, A., Merza, H., & Harbi, S. Al. (2003). Autism : a review. Journal of Pediatric Neurology, 1(2), 55–67. [GS Search].

Piovesan, A., & Temporini, E. R. (1995). Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, 29(4), 318–325. doi: 10.1590/S0034-89101995000400010.

Pouncey, I. (2010). Web Accessibility for Cognitive Disabilities and Learning Difficulties.

Prevention, C. for D. C. and. (2012). Prevalence of Autism Spectrum Disorders. MMRW, 61(3), 1–19. Retrieved from http://www.cdc.gov/mmwr/pdf/ss/ss6103.pdf.

Putnam, C., & Chong, L. (2008). Software and technologies designed for people with autism: what do users want? Proceedings of the 10th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, 3–10. doi: 10.1145/1414471.1414475. [GS Search].

Seeman, L., & Cooper, M. (2015). Cognitive Accessibility User Research. Retrieved from http://w3c.github.io/coga/user-research/.

Seeman, L., & Cooper, M. (2016a). Cognitive Accessibility Roadmap and Gap Analysis. Retrieved June 27, 2016, from http://w3c.github.io/coga/gap-analysis/.

Seeman, L., & Cooper, M. (2016b). Cognitive Accessibility User Research. Retrieved June 27, 2016, from http://w3c.github.io/coga/user-research.

Silva, G. F. M., Salgado, L. C. de C., & Raposo, A. B. (2013). Metáforas de Perspectivas Culturais na (re) definição de padrões de colaboração de um jogo de multi-toque para usuários com autismo. In Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC’13) (Vol. 5138, pp. 112–121). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. Retrieved from http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2577101.2577126. [GS Search].

WebAIM. (2013). Cognitive. Retrieved from http://webaim.org/articles/cognitive/.

WebAIM. (2014). Evaluating Cognitive Web Accessibility with WAVE. Retrieved from http://wave.webaim.org/cognitive.

Whitton, N. J. (2007). An investigation into the potential of collaborative computer game-based learning in Higher Education. Napier University.




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.102

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.102

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)