Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos

Otávio Costa Acosta, Eliseo Berni Reategui, Patrícia Alejandra Behar

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Projetos; Colaboração; Sistemas de Recomendação

Texto completo:

PDF

Referências


Acosta, O., Reategui, E., & Behar, P. A. (2016, November). Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 5, No. 1, p. 30). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.30 [GS SEARCH]

Azer, S. A., Peterson, R., Guerrero, A. P., & Edgren, G. (2012). Twelve tips for constructing problem-based learning cases. Medical teacher, 34(5), 361-367. [GS SEARCH]

Bonwell, C. C., & Eison, J. A. (1991). Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. 1991 ASHE-ERIC Higher Education Reports. ERIC Clearinghouse on Higher Education, The George Washington University, One Dupont Circle, Suite 630, Washington, DC 20036-1183. [GS SEARCH]

Cazella, S. C., Reategui, E. B., & Behar, P. (2010). Recommendation of learning objects applying collaborative filtering and competencies. In Key Competencies in the Knowledge Society (pp. 35-43). Springer Berlin Heidelberg. [GS SEARCH]

Chiu, C. M., Hsu, M. H., Sun, S. Y., Lin, T. C., & Sun, P. C. (2005). Usability, quality, value and e-learning continuance decisions. Computers & Education,45(4), 399-416. [GS SEARCH]

Dooly, M. (2008). Telecollaborative language learning: A guidebook to moderating intercultural collaboration online. Peter Lang. [GS SEARCH]

Drachsler, H., Hummel, H. G., & Koper, R. (2008). Personal recommender systems for learners in lifelong learning networks: the requirements, techniques and model. International Journal of Learning Technology, 3(4), 404-423. [GS SEARCH]

Ellison, N. B., Steinfield, C., & Lampe, C. (2007). The benefits of Facebook “friends:” Social capital and college students’ use of online social network sites. Journal of Computer‐Mediated Communication, 12(4), 1143-1168. [GS SEARCH]

Fong, M. A., O’Toole, M. J., & Keppel, M. (2007). The attitude of teacher educators to the use of problem based learning: the video triggers approach. Proceedings Ascilite Singapore, 603-619. [GS SEARCH]

Google Custom Search (2017). Recuperado de: https://developers.google.com/custom-search/

Gormally, C., Brickman, P., Hallar, B., & Armstrong, N. (2009). Effects of inquiry-based learning on students’ science literacy skills and confidence. International journal for the scholarship of teaching and learning, 3(2), 16. [GS SEARCH]

Gosper, M., Malfroy, J., & McKenzie, J. (2013). Students' experiences and expectations of technologies: An Australian study designed to inform planning and development decisions. Australasian Journal of Educational Technology, 29(2). [GS SEARCH]

Guitert, M., & Giménez, F. (2000). Trabajo cooperativo en entornos virtuales de aprendizaje. Aprender en la virtualidad, 10, 10-18. [GS SEARCH]

Harasim, L., Teles, L., Turoff, M., & Hiltz, S. R. (2005). Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: Senac. [GS SEARCH]

Kirschner, P. A., Sweller, J., & Clark, R. E. (2006). Why minimal guidance during instruction does not work: An analysis of the failure of constructivist, discovery, problem-based, experiential, and inquiry-based teaching. Educational psychologist, 41(2), 75-86. [GS SEARCH]

Larmer, J., & Mergendoller, J. R. (2010). Seven essentials for project-based learning. Educational leadership, 68(1), 34-37. [GS SEARCH]

Lefrançois, G. R. (2008). Análise, síntese e integração. Teorias da aprendizagem, 5 ed. Tradução: Vera Magyar. São Paulo: Cengage Learning. [GS SEARCH]

Lévy, P. (1999). Cibercultura. 1ª edição. São Paulo: Editora, 34. [GS SEARCH]

Logtenberg, A., Van Boxtel, C., & van Hout-Wolters, B. (2011). Stimulating situational interest and student questioning through three types of historical introductory texts. European Journal of Psychology of Education, 26(2), 179-198. [GS SEARCH]

Markham, T., Larmer, J., & Ravitz, J. (2008). Project Based Learning HandBook – A Guide to Standards-focused Project based learning, BIE-Buck Institute for Education. [GS SEARCH]

Markham, T. (2012). Project Based Learning: Design and Coaching Guide: Expert Tools for Innovation and Inquiry for K-12 Educators. [GS SEARCH]

Meurer, H. (2014). Ferramenta de gerenciamento e recomendação como recurso na aprendizagem baseada em projeto em design. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recuperado de: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/115721

Michael, J. (2006). Where's the evidence that active learning works? Advances in physiology education, 30(4), 159-167. [GS SEARCH]

Palloff, R. M., & Pratt, K. (2004). O aluno virtual-um guia para trabalhar com estudantes on-line. Penso Editora. [GS SEARCH]

Piaget, J. (1973). As operações lógicas e a vida social. Estudos sociológicos, 164-193. [GS SEARCH]

Piaget, J. (1977). The role of action in the development of thinking. InKnowledge and development (pp. 17-42). Springer US. [GS SEARCH]

Rafaeli, S., Dan-Gur, Y., & Barak, M. (2008). Social recommender systems: recommendations in support of e-learning. In Online and Distance Learning: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications (pp. 2432-2448). IGI Global. [GS SEARCH]

Reategui, E., Boff, E., & Campbell, J. A. (2008). Personalization in an interactive learning environment through a virtual character. Computers & Education, 51(2), 530-544. [GS SEARCH]

Reategui, E., Epstein, D., Lorenzatti, A., & Klemann, M. (2011, July). Sobek: A text mining tool for educational applications. In International Conference on Data Mining (pp. 59-64). [GS SEARCH]

Reategui, E., & Epstein, D. (2015). Automatic Extraction of Nonlinguistic Representations of Texts to Support Writing. American Journal of Educational Research, 3(12), 1592-1596. [GS SEARCH]

Resnick, P., & Varian, H. R. (1997). Recommender systems. Communications of the ACM, 40(3), 56-58. [GS SEARCH]

Ricci, F., Rokach, L., & Shapira, B. (2015). Recommender systems: Introduction and challenges. In Recommender Systems Handbook (pp. 1-34). Springer US. [GS SEARCH]

Rifon, L. E. A., Rodriguez, A. C., Roris, V. M. A., Gago, J. M. S., & Iglesias, M. J. F. (2013, April). A recommender system for educational resources in specific learning contexts. In Computer Science & Education (ICCSE), 2013 8th International Conference on (pp. 371-376). IEEE. [GS SEARCH]

Seol, S., Sharp, A., & Kim, P. (2011, July). Stanford Mobile Inquiry-based Learning Environment (SMILE): using mobile phones to promote student inquires in the elementary classroom. In Proceedings of the 2011 International conference on frontiers in education: Computer science & computer engineering (pp. 270-276). [GS SEARCH]

Soller, A. (2001). Supporting social interaction in an intelligent collaborative learning system. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 12, 40-62. [GS SEARCH]

Shuib, N. L. M., Baiti, N., Normadhi, A., Alias, L., & Binti, N. (2015). Collaborative Recommender System: A Review. International Journal of Advances in Computer Science & Its Applications. [GS SEARCH]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.91

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.01.91

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)