Uma Linha de Produto de Software para Desenvolvimento de Jogos Educativos
Resumo
Estudos têm revelado que cerca de 90% do desenvolvimento de jogos não chegam a serem finalizados devido a fatores como tempo, custo ou falta de conhecimento específico. Essas dificuldades estão presentes tanto em empresas de jogos, quanto por desenvolvedores de jogos independentes. Por outro lado, os jogos têm se mostrado um forte aliado no ensino por motivar os alunos aos estudos. Diante destas duas informações obtidas através de pesquisas, este artigo tem como objetivo propor uma Linha de Produto de Software para o desenvolvimento de jogos educativos, visando facilitar o desenvolvimento de jogos desse gênero. A análise realizada envolveu o desenvolvimento de quatro jogos com o objetivo de avaliar a viabilidade, complexidade do código, qualidade, esforço, técnicas e ferramentas utilizadas. Baseando-se nos resultados, pode-se observar vantagens como diminuição no tempo de desenvolvimento, redução da Complexidade Ciclomática e direcionamento do desenvolvimento ao usar uma Linha de Produto no desenvolvimento de jogos educativos.
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)