A Atenção Voluntária na Construção de Conceitos Trigonométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica
Resumo
O artigo apresenta os resultados de pesquisa do projeto sobre a utilização de ambientes de Geometria Dinâmica (GDE), obtidos por meio de aplicações de sequências didáticas. O objetivo foi investigar o tempo de atenção voluntária dos estudantes quando submetidos aos ambientes de GDE na exploração de conceitos trigonométricos. Para a realização das sequências didáticas foi utilizado o software GeoGebra, um software de Ambiente de Geometria Dinâmica livre que permite a identificação de conceitos algébricos e geométricos simultaneamente em uma interface interativa e simples. A metodologia utilizada, quanto à abordagem do problema, definiu-se como qualitativa, quanto aos objetivos de forma exploratória e quanto à técnica de pesquisa, estudo de caso. Para dar suporte utilizou-se a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, e para tratar das questões semióticas fundamentou-se na teoria de Duval. A partir da aplicação do projeto destacou-se a importância da utilização destes ambientes para a obtenção da atenção voluntária dos estudantes no processo de construção de conceitos trigonométricos.
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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.77
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.77
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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