Avaliação de Acessibilidade Digital para Pessoas com Deficiência Motora em Repositórios Educacionais Abertos

Edna Souza, Neumar Malheiros

Resumo


Na era da sociedade da informação, tornou-se impreterível considerar a importância das ações voltadas para a acessibilidade digital, como forma de lidar com as barreiras que impactam na inclusão digital das pessoas com deficiência. O presente trabalho tem por finalidade avaliar dois Repositórios Educacionais Abertos, o Portal Domínio Público e o Portal do Professor, para verificar se eles atendem as recomendações do “eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico”. Em particular, são consideradas apenas as recomendações que dizem respeito às pessoas com deficiência motora. Em relação ao método de pesquisa, foi realizado um estudo exploratório, dividido em três etapas: estudo do modelo eMAG, que é a base das avaliações; seleção dos repositórios, objetos de estudo; e, por fim, avaliação dos repositórios. Após esquadrinhar os repositórios públicos, verificou-se que eles não atendem todas as recomendações do próprio Governo Federal. Uma carta com sugestões e críticas construtivas foi remetida para cada um dos repositórios.


Palavras-chave


Acessibilidade Digital; Pessoas com Deficiência Motora; Repositórios Educacionais Abertos

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.03.1

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