Inspeção Semiótica do ColabWeb: Proposta de Adaptações para o Contexto da Aprendizagem de Programação

Thais Castro, Hugo Fuks

Resumo


Este trabalho inaugura uma linha de pesquisa qualitativa aplicada ao contexto da aprendizagem de programação através da avaliação de groupware utilizando um método de inspeção de software baseado em semiótica. Para isso, inicia-se com a descrição do método utilizado, seguido pela inspeção propriamente dita, contendo as reflexões referentes a cada etapa. Ao final, discute-se sobre os problemas encontrados com respeito à comunicabilidade do software, propondo também adaptações para que seja mais bem utilizado pelos usuários finais, neste caso alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.71

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.71

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)