Análise da Aprendizagem Significativa em Ambientes de Escrita Colaborativa Apoiada por Computador

Nelkis de la Orden Medina, Paulo José de Freitas Filho

Resumo


No contexto dos ambientes colaborativos, a escrita colaborativa
tem tido grande repercusão. Os ambientes de edição colaborativa podem favorecer o pensamento crítico e consequentemente a aprendizagem significativa. Neste artigo é apresentado um método de pesquisa qualitativa para avaliar o impacto dos editores colaborativos na aprendizagem significativa. Foi desenvolvido um estudo de caso comparativo aplicando o
método em dois cenários: presencial e semi-presencial.

Palavras-chave


escrita colabotativa, aprendizagem significativa, pensamento crítico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2007.15.2.%25p

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2007.15.2.%25p

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)