Joy e as Letrinhas: um Serious Game como ferramenta de auxílio no processo de alfabetização de crianças do ensino fundamental

Rogério Colpani, Mateus Faria

Resumo


Os métodos tradicionais de ensino, focados no educador, giz e quadro negro, cada vez mais dão lugar às inovações e às novas tecnologias, como os jogos eletrônicos educativos. Com este intuito, o presente artigo propõe o desenvolvimento de um Serious Game, batizado de Joy e as Letrinhas, com propósito de auxiliar professores no processo de ensino/aprendizagem da alfabetização de crianças em início escolar. De forma a avaliar da melhor maneira a qualidade do Serious Game, o mesmo passou por avaliações seguindo os métodos quantitativos e qualitativos. Na etapa quantitativa, foram mensuradas as habilidades das crianças, utilizadas no estudo, antes e após a utilização do Serious Game, assim como a análise estatística, teste t, e a estatística descritiva de modo a organizar resumir e exibir os resultados alcançados. Na etapa qualitativa, foram avaliadas, por intermédio de pedagogas, as usabilidades técnicas e pedagógicas a fim de se ter opiniões quanto a facilidade de aprendizagem e de utilização. Os resultados obtidos apontam que o Serious Game Joy e as letrinhas contribui para a evolução das habilidades das crianças, proporcionando um aprendizado lúdico, divertido, despertando o interesse, interação e realização das atividades.


Palavras-chave


Serious Games; Educação Básica

Texto completo:

PDF

Referências


Araújo, A. P. Q. C. (2002). Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Jornal de Pediatria, 78(1), 104-110. http://www.scielo.br/pdf/jped/v78s1/v78n7a13.pdf. [GS Search].

Araújo, V., & Rodrigues, S. H. (2007). Alfabetização na era digital: olhos e

ouvidos imaginários, ABED. Curitiba, 13º Congresso Internacional de Educação a Distância. http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/426200732202PM.pdf. [GS Search].

Atayde, A. P. R., Teixeira, A. B. M., & Pádua, C. I. S. (2003). MAQSEI - uma Metodologia de Avaliação de Qualidade de Software Educacional Infantil. In Brazilian Symposium on Computers in Education - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1(1), 356-365. http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/266. [GS Search].

Barboza, A. T., & Silveira, I. F. (2015). Brincando com as Letras: Um serious game para o ensino do Alfabeto. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 4(1), 377. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6019. [GS Search].

Bartholomeu, D., Sisto, F. F., & Rueda, F. M. J. (2006). Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças. Psicologia em Estudo, 11(1), 139-146. http://www.scielo.br/pdf/%0D/pe/v11n1/v11n1a16.pdf. [GS Search].

Cardoso, A. C. S. (2011). Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, 2(2), 17-34. http://linguagensedialogos.com.br/2011.2/textos/02-art-anacarolina.pdf. [GS Search].

Coomans, S., & Lacerda, G. S. (2015). PETESE, a Pedagogical Ergonomic Tool for Educational Software Evaluation. Procedia Manufacturing, 3, 5881-5888. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2351978915008963. [GS Search].

Coscarelli, C. V., Dallapicula, V. A., Mota, R. R., & Gonçalves, L. D. (2008). Alfabetização na Internet: analisando a prática. In VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment November, 146. Anais do SBGames. [GS Search].

Costa, T. K. L., Machado, S. L. & Morais, R. M. (2014). Inteligência artificial e sua aplicação em serious games para saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, 8(4). http://arca.fiocruz.br/handle/icict/17133. [GS Search].

Cruz, P., & Monteiro, L. (2012). Anuário brasileiro da educação básica 2012. São Paulo: Moderna. https://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1450/anuario-brasileiro-da-educacao-basica. [GS Search].

Cunha, L. M. A. (2007). Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. Dissertação de Mestrado em Probabilidades e Estatística, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/1229. [GS Search].

Domingos, G. A. (2007). Dificuldades do processo de aprendizagem. Vila Velha, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil. Vila Velha – ES, Brasil. http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0126.pdf. [GS Search].

Fleury, A., Nakano, D., & Cordeiro, J. H. D. O. (2014). Mapeamento da indústria brasileira e global de jogos digitais. São Paulo: GEDIGames/USP. http://centroapoio.com.br/artigos/wp-content/uploads/2017/02/2014-BNDES-Mapeamento-da-Industria-Global-e-Brasileira-de-Jogos-Digitais.pdf. [GS Search].

Gulo, C. A. S. J., Cunha, L. M., Neto, J. S., de Araujo, A. F., Machado, J., & Dota, M. (2011). Utilizando GCompris na Escola. II Encontro nacional de informática e educação, 225-264. Visualizar documento. [GS Search].

Karlini, D., & Rigo, S. J. (2014). ABCLINGO: Integrando Jogos Sérios e Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Letramento. Proceedings of SBGames, 1149-1152. http://www.sbgames.org/sbgames2014/files/papers/culture/short/Cult_Short_2_ABCLingo.pdf. [GS Search].

Klopfer, E., Osterweil, S., & Salen, K. (2009). Moving learning games forward. Cambridge, MA: The Education Arcade. https://pdfs.semanticscholar.org/ee50/5a90c16adaa764ea15241e4fcca6041b1179.pdf. [GS Search].

Larson, R., & Farber, B. (2010). Estatística Aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. São Paulo – SP, Brasil. [GS Search].

Lazzarotto, E. F. S. (2010). Alfabetização e letramento. Três Cachoeiras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/37723. [GS Search].

Machado, L. S., Moraes, R. M., Nunes, F. L. S., & Costa, R. M. E. M. (2011). Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 35(2), 254-262. http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/2750. [GS Search].

Marotti, J., Galhardo, A. P. M., Furuyama, R. J., Pigozzo, M. N., Campos, T. N., & Laganá, D. C. (2008). Amostragem em pesquisa clínica: tamanho da amostra. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 20(2), 186-194. Visualizar documento. [GS Search].

Martin, D. T. (2005). Práticas de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental: Uma análise das metodologias na perspectiva histórico-cultural. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1277/1/DANIELA TARANTA MARTIN.pdf. [GS Search].

Ministério da Educação, INEP. (2015). Avaliação Nacional da Alfabetização 2014. Visualizar documento. [GS Search].

Moreira, M. E. R., & Rocha, E. A. G. M. (2013). Alfabetizar letrando: novos desafios no ensino da língua escrita. Revista Saberes Interdisciplinares. Belo Horizonte, 12 (12), 25. http://www.iptan.edu.br/publicacoes/saberes_interdisciplinares/pdf/revista12/ALFABETIZAR_LETRANDO.pdf. [GS Search].

Nascimento, P. C. C. & Cavalcante, L. M. (2012). Linguagem e infância: Concepções de alfabetização e letramento das professoras na educação infantil. Campina Grande: REALIZE Editora. http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/bc573864331a9e42e4511de6f678aa83.pdf. [GS Search].

Oliveira, L. R. (2013). Implementação de processos: o uso de técnicas de estimativas de projetos de software para estimar processos de negócio. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, 1(1). http://fumec.br/revistas/sigc/article/view/1480. [GS Search].

Oliveira, T. M. V. (2001). Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, 2(3). Visualizar documento. [GS Search].

Paulino, J. I. B (2009). Consciência fonológica - Implicações na aprendizagem da leitura. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/11782/1/Tese_Joana_Paulino.pdf. [GS Search].

Pereira, C. C., Vitória, G. S., Santos, N. F., & Machado, S. C. S. (2013). Alfabetização: métodos e algumas reflexões. Caldas Novas, UNICALDAS - Faculdade de Caldas Novas. http://www.unicaldas.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/METODO_ALFABETIZACAO.pdf. [GS Search].

Petronilo, A. P. S. (2007). Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Brasília, Universidade de Brasília - Centro de Ensino a Distância. Recuperado em 12 de janeiro, 2016. http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1382039595-Monografia_Ana_Paula_da_Silva_Petrolino.pdf [GS Search].

Rivas, N. P. P., Silva, H. M. G., & Conte, K, M. (2014). Didática do Ensino Superior. [Desenvolvimento e atualização de material didático]. Batatais: Claretiano. https://www.passeidireto.com/arquivo/17474631/unidade-1. [GS Search].

Rocha, R. L. D. (2015). Jogos digitais como estratégia de aprendizado: uma proposta de aplicação para o ensino da administração pública. Recuperado em 27 de fevereiro, 2016. http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/14261. [GS Search].

Savi, R., & Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(2), 10. http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/14405/8310. [GS Search].

Silva, A. C. B., de França, R. S., & Silva, W. C. (2011). Uma proposição de critérios para avaliação de softwares educativos de Língua Portuguesa. In Brazilian Symposium on Computers in Education - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1(1). http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1867. [GS Search].

Silva, A. F. V., Couto, I. C., & França, J. A. (2013). Percepção dos professores do ensino fundamental sobre as dificuldades de aprendizagem. http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rel/article/view/562/487. [GS Search].

Silva, L. A. O., & Rodrigues, R. R. (2011). Letramento e alfabetização na educação infantil: concepções e práticas pedagógicas de educadoras do pré-escolar de Ouro Preto-MG. Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, 22(1), 25-45. http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/25. [GS Search].

Soares, M. (1998). O que é letramento e alfabetização. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. Visualizar documento. [GS Search].

Todos Pela Educação. (2013). São Paulo, Editora Moderna. http://www.todospelaeducacao.org.br/arquivos/biblioteca/prova_abc.pdf. [GS Search].

Vanni, J. T. C. (2014). Serious Games e Gamificação: Aplicações no ensino e perspectivas para o futuro. São Paulo. Recuperado em 15 de janeiro, 2016. http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/publicacoes/jose_thiago_callestini_vanni.pdf [GS Search].




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.02.61

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.02.61

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)