SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas

Rosana Wagner, Roberto Franciscatto, Liliana Maria Passerino, José Valdeni de Lima, Sidnei Renato Silveira

Resumo


O trabalho em questão visa descrever sobre a formação em tecnologias assistivas, através da utilização de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblioteca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. Por fim, são apresentados os resultados obtidos com as formações realizadas até o presente momento, além dos trabalhos futuros, como forma de incrementar e aperfeiçoar o projeto, baseado nas respostas dos participantes do mesmo. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utilizar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva, formando um projeto único, útil e dinâmico a formação em tecnologias assistivas. 


Palavras-chave


MOOCs; Tecnologia Assistiva; Solassist; Biblioteca Virtual; Acessibilidade

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.62

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.62

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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