Inovação e Criatividade na Educação Básica: Dos conceitos ao ecossistema

David Cavallo, Helena Singer, Alex Sandro Gomes, Ig Ibert Bittencourt, Ismar Frango Silveira

Resumo


A escola é a instituição do ideário educativo da sociedade e as mudanças no campo da educação, muitas delas estimuladas por recentes avanços no campo tecnológico, necessariamente passam por ela. Para aprender, o indivíduo precisa estar motivado, sensibilizado, interessado na informação que se lhe apresenta, e o modelo escolar não é voltado para motivar este interesse. Este problema fica mais acentuado ao se observar o currículo e as metodologias, que ao invés de estimularem a exploração da aprendizagem de forma inovadora e criativa, a tornam uma experiência meramente passiva. Desta forma, este artigo tem por objetivo i) introduzir os conceitos e metodologias para o estímulo às habilidades criativas na complexidade do ensino formal; ii) descrever diferentes manifestações de inovação e criatividade na educação básica nacional, por meio do uso de abordagens ativas com o apoio de tecnologias; iii) apresentar políticas públicas de estímulo à inovação e criatividade; e iv) propor um modelo ecossistêmico para habilitar, apoiar e promover atividades inovadoras e criativas por meio do adequado planejamento pedagógico que envolva a aplicação efetiva de recursos computacionais.


Palavras-chave


Inovação; Criatividade; Educação Básica; TIC e TICC; Ecossistema de Inovação e Criatividade

Texto completo:

PDF

Referências


Alencar, E. M. L. S. (2007). Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(5), 45-49. [Google Scholar]

Amabile, T. M. (1998). How to kill creativity (Vol. 87). Boston, MA: Harvard Business School Publishing. [Google Scholar]

Anyon, J. (1980). Social class and the hidden curriculum of work. Journal of education, 67-92. [Google Scholar]

Baird, D. (2004). Thing knowledge: A philosophy of scientific instruments. Univ of California Press. [Google Scholar]

Bartholo, R., & Cipolla, C. (2012). Inovação social e sustentabilidade: desenvolvimento local, empreendedorismo e design. Cadernos dos Grupos de Altos Estudos, 5, 199. [Google Scholar]

Bisquolo, P. A. (?). Entenda a força de atrito. UOL Educação: Pais e professores - Planos de aula, ensino médiohttps://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/fisica-entenda-a-forca-de-atrito.htm

Blank, S. (2013). The four steps to the epiphany: successful strategies for products that win. BookBaby. [Google Scholar]

Blikstein, P., & Cavallo, D. (2002). Technology as a Trojan horse in school environments: the emergence of the learning atmosphere (II). In Proceedings of the interactive computer aided learning international workshop (pp. 1-22). [Google Scholar]

Brown, T. (2009). Change by design: How Design Thinking Creates New Alternatives for Business and Society. Collins Business.

Cárdenas, C. A., Rodríguez Céspedes A., Torres, R. M. (2000). El maestro, protagonista del cambio educativo. Bogotá: Convenio Andrés Bello; Magisterio Nacional

Carraher, T. N., Carraher, D. W., & Schliemann, A. D. (1985). Mathematics in the streets and in schools. British journal of developmental psychology, 3(1), 21-29. DOI:10.1111/j.2044-835X.1985.tb00951.x [Google Scholar]

Cavallo, D. (2000). Emergent design and learning environments: Building on indigenous knowledge. IBM Systems Journal, 39(3.4), 768-781. DOI:10.1147/sj.393.0768 [Google Scholar]

Cavallo, D. (2004). Models of growth—towards fundamental change in learning environments. BT Technology Journal, 22(4), 96-112. DOI:10.1023/B:BTTJ.0000047588.81509.4c [Google Scholar]

Cavallo, D., Blikstein, P., Sipitakiat, A., Basu, A., Camargo, A., de Deus Lopes, R., & Cavallo, A. (2004, August). The city that we want: generative themes, constructionist technologies and school/social change. In Advanced Learning Technologies, 2004. Proceedings. IEEE International Conference on (pp. 1034-1038). IEEE. DOI:10.1109/ICALT.2004.1357744 [Google Scholar]

Cavallo, D., Papert, S., & Stager, G. Climbing towards Understanding: lessons from an experimental learning environment for adjudicated youth. In ICLS - international conference on Learning sciences (Vol. 4, pp. 113-120). [Google Scholar]

Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications. [Google Scholar]

Dewey, J. (1900). The school and society. Chicago: University of Chicago Press.

Dewey, J. (1902). The child and the curriculum. Chicago: University of Chicago Press.

Freinet, C., Sivell, J. (1993). Education through work: a model for child-centered learning (Vol. 19). Edwin Mellen Press.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3. [Google Scholar]

Frey, C. B., & Osborne, M. A. (2017). The future of employment: how susceptible are jobs to computerisation?. Technological Forecasting and Social Change, 114, 254-280. [10.1016/j.techfore.2016.08.019 [Google Scholar]

Fuller, E., Rabin, J. M., & Harel, G. (2015). Intellectual need and problem-free activity in the mathematics classroom. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 4(1). [Google Scholar]

Gardner, H. (1994). Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Artes Médicas. [Versão original: Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences, 1983].

Gomes, A. S., & Silva, P. A. D. (2016). Design de Cenários de Aprendizagem. Recife: Pipa Comunicações. [Google Scholar]

Gomes, A. S., Raabe, A., Bittencourt, I. I., Pontual, T. (2016). Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Pernambuco: Pipa Comunicações, 4.

Gomes, A. S., Scaico, P., Silva, L., & Santos, I. (2015). Cultura digital na escola: habilidades, experiências e novas práticas. Recife: Pipa Comunicação. [Google Scholar]

Land, G., & Jarman, B. (1993). Breakpoint and beyond: Mastering the future--today. HarperCollins. [Google Scholar]

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press. [Google Scholar]

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press. [Google Scholar]

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press. [Google Scholar]

Maldonato, M., & Dell’Orco, S. (2010). Criatividade, pesquisa e inovação: o caminho surpreendente da descoberta. Boletim Técnico do Senac, 36(1), 5-13. [Google Scholar]

Montessori, M. (1979). The absorbent mind. The Theosophical Publishing House.

Morais, C., & Paiva, J. (2014). Perspectives and contemporary reflections on the triangle education-technology-society and its influence on science teaching. Educação e Pesquisa, 40(4), 953-964. [Google Scholar]

Morais, C., & Paiva, J. (2014). Perspectives and contemporary reflections on the triangle education-technology-society and its influence on science teaching. Educação e Pesquisa, 40(4), 953-964. DOI:10.1590/s1517-97022014121411 [Google Scholar]

Morin, E. (2014). Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora. [Google Scholar]

Nakano, T. D. C. (2009). Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras. Psicologia escolar e educacional, 13(1), 45-53. [Google Scholar]

Odum, E. P., Odum, H. T., & Andrews, J. (1971). Fundamentals of ecology (Vol. 3). Philadelphia: Saunders. [Google Scholar]

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc.. [Google Scholar]

Papert, S. (1997). Why School Reform is Impossible. The Journal of the Learning Sciences, 6(4), pp. 417-427

Papert, S., & Harel, I. (1991). Situating constructionism. Constructionism, 36(2), 1-11. [Google Scholar]

Partnership for 21st Century Skills (2008). 21st Century Skills, Education & Competitiveness: A Resource and Policy Guide http://www.p21.org/storage/documents/21st_century_skills_education_and_competitiveness_guide.pdf

Payne, S. J. (2003). Users' mental models: the very ideas. HCI models, theories, and frameworks: Toward a multidisciplinary science, 135-156. [Google Scholar]

Prince, M. (2004). Does active learning work? A review of the research. Journal of engineering education, 93(3), 223-231. DOI:10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x [Google Scholar]

Robinson, K. (2006). Como as escolas destróem a criatividade das crianças. Ted Talk. Feb. [Google Scholar]

Robinson, K., & Aronica, L. (2016). Creative Schools: The grassroots revolution that's transforming education. Penguin Books. [Google Scholar]

Runco, M. A., & Jaeger, G. J. (2012). The standard definition of creativity. Creativity Research Journal, 24(1), 92-96. DOI:10.1080/10400419.2012.650092 [Google Scholar]

Sahlberg, P. (2007). Education policies for raising student learning: The Finnish approach. Journal of Education Policy, 22(2), 147-171. DOI:10.1080/02680930601158919 [Google Scholar]

Sampson, R. J., Raudenbush, S. W., & Earls, F. (1997). Neighborhoods and violent crime: A multilevel study of collective efficacy. Science, 277(5328), 918-924. DOI:10.1126/science.277.5328.918 [Google Scholar]

Schoenfeld, A. H. (2004). The math wars. Educational policy, 18(1), 253-286. DOI:10.1177/0895904803260042 [Google Scholar]

Schön, D. A. (1984). The reflective practitionerhow professionals think in action. Basic Books. [Google Scholar]

Turkle, S., & Papert, S. (1992). Epistemological pluralism and the revaluation of the concrete. Journal of Mathematical Behavior, 11(1), 3-33. [Google Scholar]

Tyack, D. B., & Cuban, L. (1995). Tinkering toward Utopia: A Century of Public School Reform. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Wagner, T. (2012). Creating innovators. The Making of Young People Who Will Change the World. New York:Scribner.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. DOI:10.1145/1118178.1118215 [Google Scholar]

World Economic Forum. (2016). The future of jobs: Employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. World Economic Forum, Geneva, Switzerland. [Google Scholar]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.143

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.143

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)