Descrevendo o uso dos computadores nas escolas públicas da Paraíba
Resumo
O uso dos computadores em escolas públicas constitui um grande aliado no aprendizado dos alunos. Eles fornecem meios de ilustrar conceitos e acesso a uma gama de informações. No entanto, a frequência de uso dos computadores é baixa na maioria das escolas públicas. Este trabalho busca identificar o perfil de uso dos computadores para alunos e professores de escolas. Para isso, foram aplicados 735 questionários para alunos e 134 questionários para professores de escolas públicas do Alto Sertão da Paraíba. Os dados obtidos foram resumidos e testes estatísticos foram realizados para identificar relações entre as variáveis estatísticas Infraestrutura, Conhecimento em informática e Uso dos computadores. Constatamos que os laboratórios das escolas são usados diariamente, a maioria dos professores possui Internet e computador em casa, a maioria dos alunos possui smartphone e usa a Internet. Além disso, os professores e os alunos estão submetidos a uma alta infraestrutura e alto conhecimento em informática, mas pouco menos da metade dos alunos relata ter aulas nos laboratórios de informática frequentemente. Na análise estatística, somente o uso dos computadores e o conhecimento em informática dos alunos são relacionados estatisticamente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Andy Field, Z. F., & Miles, J. (2012). Discovering statistics using R.
Borges, M. A. F., França, G., & Ramos, L. (2015). Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins. InterSciencePlace, 1(21). Disponível em: http://ww.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/205. [Google Scholar]
Comitê Gestor da Internet no Brasil (2014). TIC Educação 2014. Disponível em: http://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras/.
Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications. [Google Scholar]
da Costa, A. L., & de Almeida, F. J. (2012). Condições materiais e a eficácia da informática aplicada à educação: a culpa é do professor?. In 18º Workshop de Informática na Escola (Vol. 18). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2091. [Google Scholar]
da Silva, M. H., & de Carvalho, L. M. T. L. (2013). A implementaçao do laboratório de informática na escola pública e o seu impacto no cotidiano escolar. RETEC-Revista de Tecnologias, 4(1). Disponível em: http://retec.fatecourinhos.edu.br/index.php/retec/article/view/132. [Google Scholar]
Damasceno, A., Diniz, A., Lopes, M., & Albuquerque, R. (2014). Uso dos computadores nas escolas públicas do Alto Sertão da Paraíba. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 20, No. 1, p. 595). doi:10.5753/cbie.wie.2014.595. [Google Scholar]
Damasceno, A., Fernandes, Í., Moreira, F., Santos, T., & Alvino, C. (2011). Inclusao digital na cidade de Pombal. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI) (pp. 1689-1698). Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2011/0022.pdf. [Google Scholar]
do Nascimento, K. A. S., Lima, M. S. S., Freire, R. S., & de Castro Filho, J. A. (2011, November). Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1256-1263). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1966. [Google Scholar]
dos Santos, D. A. D. N., Schlünzen, E. T. M., & Junior, K. S. (2011, November). Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 17, No. 1, pp. 1498-1506). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1982. [Google Scholar]
Gomes, F. C., & de Sá, R. A. (2012). Um Computador por Aluno em Araucária: investigando a prática dos professores. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 18, No. 1). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2126. [Google Scholar]
Jeske, J. C., & Oliveira, J. S. R. (2009, July). Perfil da Informática na Educação nas Escolas Estaduais do Sudoeste Goiano. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1831-1836). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2168. [Google Scholar]
Molin, S. I. L., & Raabe, A. L. A. (2012). Novas Tecnologias na Educação: Transformações da Prática Pedagógica no Discurso do Professor. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 18, No. 1). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2104. []
Nobre, R. H., De Sousa, J. A., & Nobre, C. D. S. P. (2015). Uso dos Laboratórios de Informática em Escolas do Ensino Médio e Fundamental no Interior Nordestino. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(3). doi:10.5753/rbie.2015.23.03.68. [Google Scholar]
Odorico, E. K., Nunes, D. M., Moreira, A., de Oliveira, H. M., & Cardoso, A. (2012). Análise do não uso do laboratório de informática nas escolas públicas e estudo de caso. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 18, No. 1). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2087. [Google Scholar]
Valente, J. A. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 11-18.
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.47
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.47
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)