Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional

Vívian Ariane Barausse de Moura, Leticia Mara Peres

Resumo


Este artigo discute alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que propõe e aplica um método de experimentação pedagógica baseado na retroação de erros e acertos quanto ao uso de objetos de aprendizagem da ferramenta FARMA na aprendizagem do discente. Este trabalho foi conduzido realizando pesquisa teórica e prática. Na pesquisa teórica foi proposto um método de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, usando conceitos de retroação, mobilidade educacional, ferramentas de autoria em Inteligência Artificial e objetos de aprendizagem. A pesquisa prática compreendeu a aplicação do método, baseada em diagnóstico, pré-teste, interação e pós-teste, e análise dos dados. Esta aplicação foi realizada em dois colégios do estado do Paraná, com 260 alunos do 9º do Ensino Fundamental e 1º do Ensino Médio. Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem na FARMA abrangendo conteúdos de matemática para a fase de interação. A análise dos dados foi estatística. Os métodos destacaram que todos os participantes obtiveram algum tipo de ganho, pois as médias aumentaram. Ao comparar a experimentação pedagógica baseada na retroação de erros e acertos, houve diferença significativa estatisticamente para os alunos dos 1º anos.

Palavras-chave


FARMA, objeto de aprendizagem, erros, retroação, processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Afonso, A. J. (2000). Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. Cortez. [GS Search]

Ainsworth, S. (2006). DeFT: A conceptual framework for considering learning with multiple representations. Learning and instruction, 16(3), 183-198. doi: 10.1016/j.learninstruc.2006.03.001 [GS Search]

Ainsworth, S. (2004). How should we evaluate complex multimedia environments? School of Psychology and Learning Sciences Research Institute, University of Nottingham University Park, UK. https://pdfs.semanticscholar.org/7a87/0928557afd043a2ea0cef85633a7eff769af.pdf

Alves, G. (2007). Um estudo sobre o desenvolvimento da visualização geométrica com o uso do computador. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/550 [GS Search]

André, M. (2011). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Papirus Editora. [GS Search]

Beetham, H. (2007). An approach to learning activity design. Rethinking pedagogy for a digital age: Designing and delivering e-learning, 26-40. [GS Search]

Bona, A. S., & Azevedo Basso, M. V. (2014). Abstração refletida presente na aprendizagem cooperativa medida pelo espaço de aprendizagem digital da Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(3). http://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2457 doi: 10.5753/rbie.2014.22.03.35 [GS Search]

Bussab, W. O., & Morettin, P. A. (1987). Estatística básica - 4 Ed. Atual Editora.

Castro, A. D., de Carvalho, A. M. P., & Pérez, D. G. (2001). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Cengage Learning Editores. [GS Search]

Demo, P. (1999). Avaliação qualitativa - 6a Ed. Autores Associados.

IEEE Learning Technology Standards Committee. (2002). Draft standard for learning object metadata (IEEE 1484.12. 1-2002). New York, NY.

Kenski, V. M. (2003). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora. [GS Search]

Kukulska-Hulme, A. (2005). Mobile learning: A handbook for educators and trainers. Psychology Press. [GS Search]

Leite, M. D. (2013). Arquitetura para remediação de erros baseada em múltiplas representações externas. PhD. Thesis, Universidade Federal do Paraná, UFPR. [GS Search]

Libâneo, J. C. (2011). Adeus professor, adeus professora?. Cortez Editora.

Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

Luckesi, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez editora.

Marczal, D. (2014). FARMA: Uma ferramenta de autoria para objetos de aprendizagem de conceitos matemáticos (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Paraná). [Handle] [GS Search]

Marczal, D., & Direne, A. I. (2011). Um arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro na solução de problemas. Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 19(1). http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1298 doi: 10.5753/RBIE.2011.19.01.63 [GS Search]

Nascimento, J. K. F. (2007). Informática aplicada à educação. Universidade de Brasília.

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2005). Design de interação: além da interação humano computador. Porto Alegre: Bookman.

Quinn, C. N. (2011). Designing mLearning: tapping into the mobile revolution for organizational performance. John Wiley & Sons. [GS Search]

Quinn, C. (2000). mLearning: Mobile, wireless, in-your-pocket learning. LiNE Zine.

Sharples, M. (2002). Disruptive devices: mobile technology for conversational learning. International Journal of Continuing Engineering Education and Life Long Learning, 12(5-6), 504-520. doi: 10.1504/IJCEELL.2002.002148 [GS Search]

Sharples, M., Taylor, J., & Vavoula, G. (2005). Towards a theory of mobile learning. In Proceedings of mLearn, Cape Town. [GS Search]

Valente, J. A. (1993). Por quê o computador na educação? In: José A. Valente (org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp/Nied.

Vavoula, G., & Sharples, M. (2009). Meeting the challenges in evaluating mobile learning: a 3-level evaluation framework. International Journal of Mobile and Blended Learning, 1, 54-75. [GS Search]

Veiga, I. P. A. (1996). A prática pedagógica do professor de didática. 2a Ed. Papirus Editora.

Warschauer, M. (2004). Technology and social inclusion: Rethinking the digital divide. MIT press.

Wiley, D. A. (2000). Learning object design and sequencing theory. Brigham Yong University, Provo. [GS Search]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.60

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.60

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)