Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Afonso, A. J. (2000). Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. Cortez. [GS Search]
Ainsworth, S. (2006). DeFT: A conceptual framework for considering learning with multiple representations. Learning and instruction, 16(3), 183-198. doi: 10.1016/j.learninstruc.2006.03.001 [GS Search]
Ainsworth, S. (2004). How should we evaluate complex multimedia environments? School of Psychology and Learning Sciences Research Institute, University of Nottingham University Park, UK. https://pdfs.semanticscholar.org/7a87/0928557afd043a2ea0cef85633a7eff769af.pdf
Alves, G. (2007). Um estudo sobre o desenvolvimento da visualização geométrica com o uso do computador. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/550 [GS Search]
André, M. (2011). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Papirus Editora. [GS Search]
Beetham, H. (2007). An approach to learning activity design. Rethinking pedagogy for a digital age: Designing and delivering e-learning, 26-40. [GS Search]
Bona, A. S., & Azevedo Basso, M. V. (2014). Abstração refletida presente na aprendizagem cooperativa medida pelo espaço de aprendizagem digital da Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(3). http://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2457 doi: 10.5753/rbie.2014.22.03.35 [GS Search]
Bussab, W. O., & Morettin, P. A. (1987). Estatística básica - 4 Ed. Atual Editora.
Castro, A. D., de Carvalho, A. M. P., & Pérez, D. G. (2001). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Cengage Learning Editores. [GS Search]
Demo, P. (1999). Avaliação qualitativa - 6a Ed. Autores Associados.
IEEE Learning Technology Standards Committee. (2002). Draft standard for learning object metadata (IEEE 1484.12. 1-2002). New York, NY.
Kenski, V. M. (2003). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora. [GS Search]
Kukulska-Hulme, A. (2005). Mobile learning: A handbook for educators and trainers. Psychology Press. [GS Search]
Leite, M. D. (2013). Arquitetura para remediação de erros baseada em múltiplas representações externas. PhD. Thesis, Universidade Federal do Paraná, UFPR. [GS Search]
Libâneo, J. C. (2011). Adeus professor, adeus professora?. Cortez Editora.
Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.
Luckesi, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez editora.
Marczal, D. (2014). FARMA: Uma ferramenta de autoria para objetos de aprendizagem de conceitos matemáticos (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Paraná). [Handle] [GS Search]
Marczal, D., & Direne, A. I. (2011). Um arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro na solução de problemas. Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 19(1). http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1298 doi: 10.5753/RBIE.2011.19.01.63 [GS Search]
Nascimento, J. K. F. (2007). Informática aplicada à educação. Universidade de Brasília.
Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2005). Design de interação: além da interação humano computador. Porto Alegre: Bookman.
Quinn, C. N. (2011). Designing mLearning: tapping into the mobile revolution for organizational performance. John Wiley & Sons. [GS Search]
Quinn, C. (2000). mLearning: Mobile, wireless, in-your-pocket learning. LiNE Zine.
Sharples, M. (2002). Disruptive devices: mobile technology for conversational learning. International Journal of Continuing Engineering Education and Life Long Learning, 12(5-6), 504-520. doi: 10.1504/IJCEELL.2002.002148 [GS Search]
Sharples, M., Taylor, J., & Vavoula, G. (2005). Towards a theory of mobile learning. In Proceedings of mLearn, Cape Town. [GS Search]
Valente, J. A. (1993). Por quê o computador na educação? In: José A. Valente (org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp/Nied.
Vavoula, G., & Sharples, M. (2009). Meeting the challenges in evaluating mobile learning: a 3-level evaluation framework. International Journal of Mobile and Blended Learning, 1, 54-75. [GS Search]
Veiga, I. P. A. (1996). A prática pedagógica do professor de didática. 2a Ed. Papirus Editora.
Warschauer, M. (2004). Technology and social inclusion: Rethinking the digital divide. MIT press.
Wiley, D. A. (2000). Learning object design and sequencing theory. Brigham Yong University, Provo. [GS Search]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.60
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.60
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Revista Brasileira de Informática na Educação (Brazilian Journal of Computers in Education)


