Youubi: Ambiente de Aprendizagem Ubíqua

Bruno de Sousa Monteiro, Everton Jales de Oliveira, Alex Sandro Gomes, Francisco Milton Mendes Neto

Resumo


Este trabalho apresenta a concepção, implementação e avaliação do Youubi, um ambiente de aprendizagem ubíqua. Atualmente, este sistema é composto por um servidor baseado em webservice e um cliente para smartphones e tablets Android, que foi utilizado por estudantes e professores durante um período de quatro semanas. O método de pesquisa adotado foi composto por uma fase de concepção e implementação dos artefatos de software, e uma segunda fase em que esses artefatos foram utilizados pelos participantes. Os dados coletados foram analisados por meio de técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados proveem indícios de que houve aumento no engajamento dos aprendizes, como também o surgimento de novas práticas entre os estudantes e os professores que fizeram uso do sistema Youubi durante esse período.

Palavras-chave


Computação Ubíqua; Aprendizagem Ubíqua; Engenharia de Software; Design Interativo; Geolocalização

Texto completo:

PDF

Referências


Araújo, R. B. (2003, May). Computação ubíqua: Princípios, tecnologias e desafios. In XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (Vol. 8, pp. 11-13). [GS SEARCH]

Barbosa, D. N. F. (2007). Um modelo de educação ubíqua orientado à consciência do contexto do aprendiz. Tese de Doutorado, Unisinos. [GS SEARCH]

Benevenuto, F., Almeida, J. M., & Silva, A. S. (2011). Explorando redes sociais online: Da coleta e análise de grandes bases de dados às aplicações. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. [GS SEARCH]

Brush, A. J., Krumm, J., & Scott, J. (2010, September). Exploring end user preferences for location obfuscation, location-based services, and the value of location. In Proceedings of the 12th ACM international conference on Ubiquitous computing (pp. 95-104). ACM. [GS SEARCH]

Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa-Coleção pesquisa qualitativa Editora Artmed. Porto Alegre. [GS SEARCH]

Gagnon, D. J. (2010). ARIS: An open source tool for producing mobile learning experiences. Dissertação de mestrado, The University of Wisconsin - Madison.

Galeno, A. S. (2010). Concepção de módulo para dispositivos móveis de gestão da aprendizagem pessoal integrado ao sistema de gestão da aprendizagem Amadeus. Dissertação de mestrado. UFPE, Recife.

Giemza, A., Verheyen, P., & Hoppe, H. U. (2012, March). Challenges in scaling mobile learning applications: the example of quizzer. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 287-291). IEEE. [GS SEARCH]

Google (2017). Android Developer: Dashboards. http://developer.android.com/about/dashboard

Google API (2017). https://console.developers.google.com

Gomes, A. S., Rolim, A. L., & Silva, W. M. (2012). Educar com o Redu. Recife: Redu Educational Technology. [GS SEARCH]

Greene, B. A., Miller, R. B., Crowson, H. M., Duke, B. L., & Akey, K. L. (2004). Predicting high school students' cognitive engagement and achievement: Contributions of classroom perceptions and motivation. Contemporary educational psychology, 29(4), 462-482. [GS SEARCH]

Hwang, G. H., Chen, B., Chu, H. C., & Cheng, Z. S. (2012, March). Development of a Web 2.0-based ubiquitous learning platform for schoolyard plant identification. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 259-263). IEEE. [GS SEARCH]

Java (2017). Oracle. https://www.oracle.com/br/java

Jesse, R., & Chang, M. (2012, March). Using IMS learning design to author authentic learning examples in mobile context. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 167-171). IEEE. [GS SEARCH]

Kantar World Panel (2017). Smartphone OS market share. Kantar Group. http://www.kantarworldpanel.com/smartphone-os-market-share

Khan, A. B., & Matskin, M. (2012, March). Supporting place/space based patterns of citywide mobile learning through multi-agent framework. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 152-156). IEEE. [GS SEARCH]

Kurose, J. F., Ross, K. W., & Zucchi, W. L. (2010). Redes de Computadores ea Internet: uma abordagem top-down. Pearson. [GS SEARCH]

Lane, N. D., Lymberopoulos, D., Zhao, F., & Campbell, A. T. (2010, September). Hapori: context-based local search for mobile phones using community behavioral modeling and similarity. In Proceedings of the 12th ACM international conference on Ubiquitous computing (pp. 109-118). ACM. [GS SEARCH]

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press. [GS SEARCH]

Li, M., Ogata, H., Hou, B., Uosaki, N., & Yano, Y. (2012, March). Personalization in context-aware ubiquitous learning-log system. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 41-48). IEEE. [GS SEARCH]

Lo, W. T., Delen, I., Cahill, C., Kuhn, A., Schmoll, S., & Quintana, C. (2012, March). A new type of learning experience in nomadic inquiry: Use of Zydeco in the science center. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 57-61). IEEE. [GS SEARCH]

Lyytinen, K., & Yoo, Y. (2002). Ubiquitous computing. Communications of the ACM, 45(12), 63-96. [GS SEARCH]

Martin, S., Diaz, G., Plaza, I., Ruiz, E., Castro, M., & Peire, J. (2011). State of the art of frameworks and middleware for facilitating mobile and ubiquitous learning development. Journal of Systems and Software, 84(11), 1883-1891. [GS SEARCH]

Nielsen, J. (1994). Usability engineering. Elsevier. [GS SEARCH]

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2005). Design de interação. Bookman. [GS SEARCH]

Prince, M. (2004). Does active learning work? A review of the research. Journal of engineering education, 93(3), 223-231. [GS SEARCH]

RESTEasy (2017). http://resteasy.jboss.org

Saccol, A., Schlemmer, E., Barbosa, J., & Hahn, R. (2011). M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. Pearson. Prentice Hall. São Paulo. [GS SEARCH]

Seixas, L. D. R. (2014). A Efetividade de Mecânicas de Gamificação sobre o Engajamento de Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. UFPE, Recife. [GS SEARCH]

Souza, F. V. C. (2012). Estratégias de autorregulação de aprendizagem mediado por ferramentas de schedulling em uma plataforma social educacional. Tese de Doutorado. UFPE, Recife.

Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. [GS SEARCH]

EclipseLink (2017). http://www.eclipse.org/eclipselink

Postgresql (2017). http://www.postgresql.org

Yin, C., Dong, Y., Tabata, Y., & Ogata, H. (2012, March). Recommendation of helpers based on personal connections in mobile learning. In Wireless, Mobile and Ubiquitous Technology in Education (WMUTE), 2012 IEEE Seventh International Conference on (pp. 137-141). IEEE. [GS SEARCH]

Weiser, M. (1991). The computer for the 21st century. Scientific american, 265(3), 94-104. [GS SEARCH]

Wiese, J., Kelley, P. G., Cranor, L. F., Dabbish, L., Hong, J. I., & Zimmerman, J. (2011, September). Are you close with me? are you nearby?: investigating social groups, closeness, and willingness to share. In Proceedings of the 13th international conference on Ubiquitous computing (pp. 197-206). ACM. [GS SEARCH]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.94

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.94

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)