Tapetes Musicais Inteligentes: Computação Ubíqua para apoiar a Educação Musical
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Campbell, P. S. (2008). Musician and teacher. New York: W.W. Norton and Company.
Candau, V. M., & Zenaide, M. D. N. T. (1999). Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos. João Pessoa: J. B. Editora. [Google Scholar]
Castro, A., & Menezes, C. (2011). Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Pimentel, M. e Fuks, H. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Campus. ISBN, 978-85.
Censo da Educação Básica (2013). resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. [Google Scholar]
Cope, B., & Kalantzis, M. (Eds.). (2010). Ubiquitous learning. University of Illinois press.
Dresch, A., Lacerda, D. P., & Júnior, J. A. V. A. (2015). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora. [Google Scholar]
Filippo, D. (2011). Metodologia científica para a Pesquisa em Sistemas Colaborativos. Capítulo 23. Sistemas Colaborativos. M. Pimentel, H. Fuks,(Organizadores) Ed. [Google Scholar]
Filippo, D., Viterbo, J., & Endler, M. (2011). Mobilidade e ubiquidade para colaboração. Capítulo 18. Sistemas Colaborativos. M. Pimentel, H. Fuks,(Organizadores) Ed.
Frazee, J., & Kreuter, K. (1987). Discovering Orff: A curriculum for music teachers. Schott & Company Limited. [Google Scholar]
Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., & Ram, S. (2008). Design Science in Information Systems Research. Management Information Systems Quarterly, 28(1), 6. [Google Scholar]
Hevner, A., & Chatterjee, S. (2010). Design research in information systems: theory and practice (Vol. 22). Springer Science & Business Media. [Google Scholar]
Jaques-Dalcroze, E. (1921). Rhythm, music and education. GP Putnam's Sons.
Joylabz (2016) http://joylabz.com
Lei Federal 11.796/2008, de 18 de agosto de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 159, p. 1, 19 ago. 2008.
Makey Makey (2016) http://www.makeymakey.com/
Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). O campo da pesquisa qualitativa e o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 65-73. [Google Scholar]
OLPC (2016) http://one.laptop.org
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. (PCNs) 2. Arte : Ensino de quinta a oitava séries. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF.1998.
Piaget, J. (2013). A psicologia da inteligência. Editora Vozes Limitada.
Ren, Z., Mehra, R., Coposky, J., & Lin, M. C. (2012, March). Tabletop Ensemble: touch-enabled virtual percussion instruments. In Proceedings of the ACM SIGGRAPH Symposium on Interactive 3D Graphics and Games (pp. 7-14). ACM. DOI:10.1145/2159616.2159618 [Google Scholar]
Richardson, W. (2012). Why School: How Education Must Change when Learning and Information are Everywhere. TED Conferences (September 10, 2012).
Rosen, D., Schmidt, E. M., & Kim, Y. E. (2013, June). Utilizing music technology as a model for creativity development in K-12 education. In Proceedings of the 9th ACM Conference on Creativity & Cognition (pp. 341-344). ACM. DOI:10.1145/2466627.2466670]
Santos, T. (2015). Computação Ubíqua para apoiar a Educação Musical: Explorações com Tapetes Musicais Inteligentes. 212 pgs (Master thesis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)).
Santos, T. M., Filippo, D., & Pimentel, M. (2015, October). Computação Ubíqua para apoiar a educação musical: explorações com o Makey Makey. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, p. 330). DOI:10.5753/cbie.wie.2015.330 [Google Scholar]
Shahar, E. SoundStrand: Composing with a Tangible Interface. NIME’12, 21-23. [Google Scholar]
Simon, H. A. (1969). The sciences of the artificial. Cambridge, MA.
Soundplant (2014) http://soundplant.org/
Swanwick, K., & Tillman, J. (1986). The sequence of musical development: A study of children's composition. British journal of music education, 3(03), 305-339. DOI:10.1017/S0265051700000814 [Google Scholar]
UCA (2016) http://www.uca.gov.br/institucional/
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly, 425-478. DOI:http://www.jstor.org/stable/30036540 [Google Scholar
Venkatesh, V., Thong, J. Y., & Xu, X. (2012). Consumer acceptance and use of information technology: extending the unified theory of acceptance and use of technology. [Google Scholar
Volpe, G., Varni, G., Addessi, A. R., & Mazzarino, B. (2012, June). BeSound: Embodied reflexion for music education in childhood. In Proceedings of the 11th International Conference on Interaction Design and Children (pp. 172-175). ACM. DOI:10.1145/2307096.2307118 [Google Scholar]
Vygotsky, L. (1989). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Weisser, M. (1991). The computer for the twenty-first century. Scientific American, 265(3), 94-104. [Google Scholar]
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora.
Zhang, C., Shen, L., Wang, D., Tian, F., & Wang, H. (2011, September). CoolMag: a tangible interaction tool to customize instruments for children in music education. In Proceedings of the 13th international conference on Ubiquitous computing (pp. 581-582). ACM. DOI:10.1145/2030112.2030223 [Google Scholar]
Zhou, Y., Percival, G., Wang, X., Wang, Y., & Zhao, S. (2011, May). MOGCLASS: evaluation of a collaborative system of mobile devices for classroom music education of young children. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 523-532). ACM. DOI:10.1145/1978942.1979016 [Google Scholar]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.123
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.123
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)