iMap & CMPaaS – De Ferramenta à Plataforma de Serviços para Mapas Conceituais
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Aguiar, C. Z., Cury, D., & Gava, T. (2015). Uma Abordagem Tecnológica para a Construção de Mapas Conceituais. XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE'2015). Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/555-560.pdf. [Google Scholar]
Araújo, A. M. T., de Menezes, C. S., & Cury, D. (2003, November). Apoio automatizado à avaliação da aprendizagem utilizando mapas conceituais. In 14th Brazilian Symposium on Computers in Education (14º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2003) (Vol. 14, No. 1, pp. 287-296). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/259. [Google Scholar]
Assis, D. V., Perin, W. A., Vassoler, G. A., Cury, D. (2014). VMap – Caracterização de uma Abordagem Computacional para Verificação Sintática de Mapas Conceituais. In: Sixth International Conference On Concep Mapping
Ausubel, D. P. (1963). The psychology of meaningful verbal learning. [Google Scholar]
Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1968). Educational psychology: A cognitive view. [Google Scholar]
Bai, S. M., & Chen, S. M. (2008). Automatically constructing concept maps based on fuzzy rules for adapting learning systems. Expert systems with Applications, 35(1), 41-49. doi:10.1016/j.eswa.2007.06.013. [Google Scholar]
Barcelos, G. T., & Batista, S. C. F. (2013). Uso de aplicativos em tablets no estudo de sistemas lineares: percepção de licenciandos em Matemática. In Revista Nuevas Ideas em Informática Educativa-Memórias del XVIII Congresso Internacional de Infomática Educativa, TISE (pp. 168-175). Disponível em: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/168-175.pdf. [Google Scholar]
Bessmertnyy, I. A., & Kulagin, V. S. (2008). Semantic network as a knowledge base in training systems. In IACEE 11th World Conference on Continuing Engineering Education. Disponível em: http://hdl.handle.net/1853/24417. [Google Scholar]
Cañas, A. J., & Carvalho, M. (2004, November). Concept Maps and AI: an Unlikely Marriage?. In 15th Brazilian Symposium on Computers in Education (15º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2004) (Vol. 15, No. 1, pp. 1-10). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/301. [Google Scholar]
Carvalho, M. J. S., de Nevado, R. A., & de Menezes, C. S. (2005, November). Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In 16th Brazilian Symposium on Computers in Education (16º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE 2005) (Vol. 16, No. 1, pp. 351-360). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/420. [Google Scholar]
Chang, T. H., Tam, H. P., Lee, C. H., & Sung, Y. T. (2008). Automatic Concept Map Constructing using top-specific training corpus. In Proceedings of the Asia-Pacific Educational Research Association Board Meeting (APERA'2008). Singapore.
Chen, N. S., Kinshuk, Wei, C. W., & Chen, H. J. (2008). Mining e-Learning domain concept map from academic articles. Computers & Education, 50(3), 1009-1021. doi:10.1016/j.compedu.2006.10.001. [Google Scholar]
Clariana, R. B., & Koul, R. (2004, September). A computer-based approach for translating text into concept map-like representations. In Proceedings of the first international conference on concept mapping (pp. 14-17). [Google Scholar]
Costa, F. D. (2005). ROSAI: Uma Proposta de Representação do Modelo ROSA em Linguagem Lógica (Master Thesis - Dissertação de Mestrado, IME, RJ-Brasil).
Cury, D., Perin, W., & Santos Jr, P. S. (2014). CMPaaS–A platform of services for construction and handling of concept maps. In Proceedings of the 6th international conference on concept mapping, Santos, Brazil.
Da Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123. [Google Scholar]
de Andrade Perin, W., Cury, D., & de Menezes, C. S. (2012). Construindo mapas conceituais utilizando a abordagem imap. XVII Congreso Internacional de Informática Educativa, TISE 2012. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen8/TISE2012/69.pdf. [Google Scholar]
Dutra, Í. M., Estrázulas, M. B. P., & Piccinini, C. A. (2007). Desenho de uma metodologia de intervenção a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. 10 f. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/34276. [Google Scholar]
Dutra, I. M., Fagundes, L., Cañas. A. J. (2004). Uma proposta de uso de mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. Anais do X Workshop sobre Informática na Escola - WIE 2004.
Dutra, Í. M., Piccinini, C. A., Becker, J. L., Johann, S. P., & da Cruz Fagundes, L. (2006). Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. RENOTE, 4(1). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/14169. [Google Scholar]
Gava, T. B. S., Menezes, C. D., & Cury, D. (2003, March). Aplicações de mapas conceituais na educação como ferramenta metacognitiva. In III International Conference on Engineering and Computer Education-ICECE (Vol. 16). [Google Scholar]
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 5, 61.
Graudina, V., & Grundspenkis, J. (2008, September). Concept map generation from OWL ontologies. In Proceedings of the third international conference on concept mapping, Tallinn, Estonia and Helsinki, Finland (pp. 263-270). [Google Scholar]
Kowata, J. H., Cury, D., & Boeres, M. C. S. (2009, November). Caracterização das Abordagens para Construção (Semi) Automática de Mapas Conceituais. In 20th Brazilian Symposium on Computers in Education (20º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2009) (Vol. 20, No. 1). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1125. [Google Scholar]
Kowata, J. H., Cury, D., & Boeres, M. C. S. (2012). Em direção à construção automática de Mapas Conceituais a partir de textos. Revista Brasileira de Informática na Educação, 20(1), 33. doi:10.5753/RBIE.2012.20.1.33.
Kowata, J., Cury, D., & Boeres, M. C. (2010). Uma Abordagem Computacional para Construção de Mapas Conceituais a partir de Textos em Língua Portuguesa do Brasil. In 22nd Brazilian Symposium on Computers in Education (22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE 2010) (Vol. 22, No. 1). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1477. [Google Scholar]
Kremer, R. (1994). Concept mapping: Informal to formal. CS, 94, University of Calgary - Publications, 737.
Lamas, F., Boeres, C., Cury, D., & de Menezes, C. S. (2005, November). Comparando mapas conceituais utilizando correspondência de grafos. In 16th Brazilian Symposium on Computers in Education (16º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2005) (Vol. 16, No. 1, pp. 24-27). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/456. [Google Scholar]
Lee, C. H., Lee, G. G., & Leu, Y. (2009). Application of automatically constructed concept map of learning to conceptual diagnosis of e-learning. Expert Systems with Applications, 36(2), 1675-1684. doi:10.1016/j.eswa.2007.11.049. [Google Scholar]
Mansur, A. F. U., de Carvalho, R. A., de Melo, N. A. F., & Biazus, M. C. (2013). Use of social networks and complexity for enhancement of academic learning in supervised internships: An internalization by doing. In Nuevas Ideas em Informática Educativa - XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE'13). Disponível em: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/65-72.pdf.
Mattos, D., de Carvalho Moura, A. M., & Cavalcanti, M. C. (2006, October). ROSA+: Um Repositório de Objetos de Aprendizagem com Suporte a Inferência e Regras. In SBBD (pp. 295-309). Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbbd/2006/*/020.pdf. [Google Scholar]
Moreira, M. A., & Buchweitz, B. (1993). Novas estratégicas de ensino e aprendizagem: os mapas conceptuais eo Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Novak, J. D., & Cañas, A. J. (2008). The theory underlying concept maps and how to construct and use them. IHMC, 2008. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/docs/theory-of-concept-maps. [Google Scholar]
Novak, J. D., & Gowin, D. B. (1984). Learning how to learn. Cambridge University Press.
Oliveira, A., Pereira, F. C., & Cardoso, A. (2001). Automatic reading and learning from text. In Proceedings of the international symposium on artificial intelligence (ISAI): 302-310. [Google Scholar]
Perin, W. A., Cury, D., & Menezes, C. S. (2014). NLP-Imap: Integrated solution based on question-answer model in natural language for an inference mechanism in concepts maps. In Proceedings of the 14th International Conference on Concept Mapping.
Perin, W., & Cury, D. (2016, November). Uma Plataforma de Serviços para Mapas Conceituais. In 27th Brazilian Symposium on Computers in Education (27º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE 2016) (Vol. 27, No. 1, p. 230). doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.230. [Google Scholar]
Piaget, J., Garcia, R. (1996). Psicogenesis y historia de la ciencia [Psychogenesis and the history of science] (7th ed.). Mexico City, Mexico: Siglo Veintiuno Editores.
Pinotte, G. N., Cury, D., & Zouaq, A. (2010). OntoMap: De Mapas Conceituais a Ontologias OWL. XX Congreso Internacional de Informática Educativa - TISE'2015. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/172-180.pdf. [Google Scholar]
Porto, F., de Carvalho Moura, A. M., Fernandez, A. P., Fernandes, A., da Silva, F. J. C., de Campos, G. H. B., & Coutinho, L. (2003, April). ROSA: A Data Model and Query Language for e-Learning Objects. In PGLDB. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-70/paper10.pdf. [Google Scholar]
Prieto, A. B., Chrobak, R., & Chrobak, E. Webquest and concept maps to learn about waves. In XVII Congreso Internacional de Informática Educativa, TISE 2012. Disponível em: . [Google Scholar]
Ribeiro Filho, E. L., Tavares, O. D. L., Menezes, C. S., & Cury, D. (2011). Um Estudo sobre o Incremento da Coesão e Coerência (Expressividade) em Mapas Conceituais. [Google Scholar]
Ribeiro, E. L. F. (2012). O aumento da força dos conceitos em Mapas Conceituais. (Master thesis, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo).
Rios, P. T., Cury, D., & Dutra, Í. M. (2015). Automatizando uma argumentação construtivista por meio dos mapas conceituais. XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE'2015). Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/157-162.pdf. [Google Scholar]
Santos Jr, P. S., de Menezes, C. S., Cury, D., & de Nevado, R. A. (2005, November). Um Ambiente para Acompanhamento da Aprendizagem baseado em Mapas Conceituais. In 16th Brazilian Symposium on Computers in Education (16º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE 2005) (Vol. 16, No. 1, pp. 455-465). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/430. [Google Scholar]
Sintek, M., & Decker, S. (2002, June). TRIPLE—A query, inference, and transformation language for the semantic web. In International Semantic Web Conference (pp. 364-378). Springer Berlin Heidelberg. doi:10.1007/3-540-48005-6_28. [Google Scholar]
Studer, R., Benjamins, V. R., & Fensel, D. (1998). Knowledge engineering: principles and methods. Data & knowledge engineering, 25(1-2), 161-197. doi:http://dx.doi.org/10.1016/S0169-023X(97)00056-6. [Google Scholar]
Tseng, S. S., Sue, P. C., Su, J. M., Weng, J. F., & Tsai, W. N. (2007). A new approach for constructing the concept map. Computers & Education, 49(3), 691-707. doi:10.1016/j.compedu.2005.11.020. [Google Scholar]
Vassoler, G. A., Perin, W. D. A., & Cury, D. (2014). MergeMaps–A computacional tool for merging of concept maps. In Proceedings of the 14th International Conference on Concept Mapping.
Vera, F., Rivera, R., & Fuentes, R. (2013). Learning Physics with Video Analysis. Chile: Nuevas Ideas en Informatica Educativa TISE. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/121-125.pdf. [Google Scholar]
Vilaça, M. L. C. (2010). Pesquisa e ensino: considerações e reflexões. Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU, 1(2), 59-74. Disponível em: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/view/26. [Google Scholar]
Villalon, J. J., & Calvo, R. A. (2008, December). Concept map mining: A definition and a framework for its evaluation. In Proceedings of the 2008 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology-Volume 03 (pp. 357-360). IEEE Computer Society. doi:10.1109/WIIAT.2008.387. [Google Scholar]
Zoauq, A. (2011). Unresolved Issues in Ontology Learning. Canadian Semantic. Web Symposium. Vancouver, Canada: Proceedings of CSWS. 2011. Position Paper.
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.125
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.125
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)