Metodologia e Software Educacional para a Investigação e Remediação de Erros Conceituais em Matemática
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Adams, D. M., McLaren, B. M., Durkin, K., Mayer, R. E., Rittle-Johnson, B., Isotani, S., & Van Velsen, M. (2014). Using erroneous examples to improve mathematics learning with a web-based tutoring system. Computers in Human Behavior, 36, 401-411. DOI:10.1016/j.chb.2014.03.053 [Google Scholar]
Aleven, V., & Sewall, J. (2010, June). Hands-on introduction to creating intelligent tutoring systems without programming using the cognitive tutor authoring tools (CTAT). In Proceedings of the 9th International Conference of the Learning Sciences-Volume 2 (pp. 511-512). International Society of the Learning Sciences. [Google Scholar]
Battistella, P. E., & von Wangenheim, A. (2011). Avaliação de Ferramentas de Autoria Gratuitas para produção de Objetos de Aprendizagem no padrão SCORM. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(3), 16-28. DOI:10.5753/RBIE.2011.19.03.16 [Google Scholar]
Cabada, R. Z., Estrada, M. L. B., & García, C. A. R. (2011). EDUCA: A web 2.0 authoring tool for developing adaptive and intelligent tutoring systems using a Kohonen network. Expert Systems with Applications, 38(8), 9522-9529. DOI:10.1016/j.eswa.2011.01.145 [Google Scholar]
Direne, A., Silva, W., Silva, F., Peres, L., Kutzke, A., Marczal, D., ... & Bazzo, G. (2012). Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos. Anais do DesafIE, 2012, 1-10. [JAIE] [Google Scholar]
Flôres, M. L. P. (2011). Metodologia para criar Objetos de Aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria. (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio Grande do Sul). [Google Scholar]
Flôres, M. L. P. (2011). Metodologia para criar Objetos de Aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria. (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio Grande do Sul). [Google Scholar]
Isotani, S., & de Oliveira Brandão, L. (2004, November). Ferramenta de avaliação automática no iGeom. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 15, pp. 319-328). [Anais do SBIE] [Google Scholar]
Isotani, S., Adams, D., Mayer, R. E., Durkin, K., Rittle-Johnson, B., & McLaren, B. M. (2011, September). Can erroneous examples help middle-school students learn decimals?. In European Conference on Technology Enhanced Learning (pp. 181-195). Springer Berlin Heidelberg. DOI:10.1007/978-3-642-23985-4_15 [Google Scholar]
Kutzke, A. R. (2015). Informática educacional e a mediação do erro na educação: um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional. (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Paraná). [Google Scholar]
Leite, M. D., Pimentel, A. R., & Pietruchinski, M. H. (2012). Remediação de erros baseada em Múltiplas Representações Externas e classificação de erros aplicada a Objetos de Aprendizagem Inteligentes. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 23). [Anais do SBIE] [Google Scholar]
McLaren, B. M., Adams, D., Durkin, K., Goguadze, G., Mayer, R. E., Rittle-Johnson, B., ... & Van Velsen, M. (2012, September). To err is human, to explain and correct is divine: A study of interactive erroneous examples with middle school math students. In European Conference on Technology Enhanced Learning (pp. 222-235). Springer Berlin Heidelberg. DOI:10.1007/978-3-642-33263-0_18 [Google Scholar]
Murray, T., Blessing, S., & Ainsworth, S. (2003). Authoring tools for advanced technology learning environments: Toward cost-effective adaptive, interactive and intelligent educational software. Springer Science & Business Media. [Google Scholar]
Murray, T., Woolf, B., & Marshall, D. (2004, August). Lessons learned from authoring for inquiry learning: A tale of authoring tool evolution. In International Conference on Intelligent Tutoring Systems (pp. 197-206). Springer Berlin Heidelberg. DOI:10.1007/978-3-540-30139-4_19 [Google Scholar]
Notare, M. R., & Behar, P. A. (2010). Comunicação e Aprendizagem Matemática On-line: Um Estudo com o Editor Científico ROODA Exata. Brazilian Journal of Computers in Education, 18(01), 44. DOI:10.5753/RBIE.2010.18.01.44 [RBIE] [Google Scholar]
Peng, A., & Luo, Z. (2009). A framework for examining mathematics teacher knowledge as used in error analysis. For the learning of mathematics, 29(3), 22-25. [Google Scholar]
Ritter, S., Anderson, J. R., Koedinger, K. R., & Corbett, A. (2007). Cognitive Tutor: Applied research in mathematics education. Psychonomic bulletin & review, 14(2), 249-255. DOI:10.3758/BF03194060 [Google Scholar]
Seffrin, H., Rubi, G., Ghilardi, C., Morais, F., Jaques, P., Isotani, S., & Bittencourt, I. I. (2012). Dicas inteligentes no sistema tutor inteligente pat2math. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 23). [Anais do SBIE] [Google Scholar]
Siegel, S. (1975). Estatística não-paramétrica para as ciências do comportamento (p. 12). São Paulo: McGraw-Hill. [Google Scholar]
Stamey, J. W., & Saunders, B. T. (2005, July). Designing intelligent learning objects. In Advanced Learning Technologies, 2005. ICALT 2005. Fifth IEEE International Conference on (pp. 323-325). IEEE. DOI:10.1109/ICALT.2005.111 [Google Scholar]
Vygotsky, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo:Psicologia, 153:V631.
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.77
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.77
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)