Artefato Metodológico de Autoria Aplicado aos Mundos Virtuais para Educação

Leander Cordeiro Oliveira, Danúbia Bueno Espíndola, Marília Abrahão Amaral, Regina Barwaldt, Silvia Silva da Costa Botelho

Resumo


Com a convergência entre tecnologia e educação cada vez mais consolidada, nota-se a existência de diversos estudos envolvendo Mundos Virtuais em contextos educativos. Ao observarmos pouca aplicabilidade e disseminação desta tecnologia, torna-se importante um debate sobre a autoria de conteúdos para estes ambientes.  Pela pesquisa aqui descrita, pretende-se desenvolver um artefato metodológico que objetiva guiar e motivar o desenvolvimento, e a consequente utilização, de Mundos Virtuais em contextos educativos.

Palavras-chave


Mundos Virtuais Educacionais; Metaversos Educacionais; Artefato Metodológico; Autoria; Design de Interação

Texto completo:

PDF

Referências


Amaral, É., Avila, B. G., & Tarouco, L. M. (2012). Aspectos teóricos e práticos da implantação de um laboratório virtual no OpenSim. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 23, No. 1). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1696. [Google Scholar]

Ariyadewa, P. D., Wathsala, W. V., Pradeepan, V., Perera, R. P. D. D. T., & Atukorale, D. A. S. (2010, September). Virtual learning model for metaverses. In Advances in ICT for Emerging Regions (ICTer), 2010 International Conference on (pp. 81-85). IEEE. doi:10.1109/ICTER.2010.5643267. [Google Scholar]

Avila, B. G., Tarouco, L. M. R., Passerino, L. M., & Guterer, P. (2014). Autoria nos Mundos Virtuais: um novo desafio ao docente. RENOTE, 12(2). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/53555. [Google Scholar]

Ávila, B., Amaral, É. M., & Tarouco, L. (2013). Implementação de Laboratórios Virtuais no metaverso OpenSim. RENOTE, 11(1). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41712. [Google Scholar]

Belmonte, V., & Grossi, M. G. R. (2010). Ambientes virtuais de aprendizagem: um panorama da produção nacional. In Anais do 16º Congresso Internacional de Educação à Distância, Foz do Iguaçu-PR.

Carpeño, A., López, S., & Arriaga, J. (2014, February). Using remote laboratory elab3d for a broader practical skills training in electronics. In Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014 11th International Conference on (pp. 98-99). IEEE. doi:10.1109/REV.2014.6784233. [Google Scholar]

Choi, B., & Baek, Y. (2011). Exploring factors of media characteristic influencing flow in learning through virtual worlds. Computers & Education, 57(4), 2382-2394. doi:10.1016/j.compedu.2011.06.019. [Google Scholar]

de Lucena Falcão, E., & Machado, L. S. (2010, June). Um Laboratório Virtual Tridimensional e Interativo para Suporte ao Ensino de Física. In Anais do 16º Workshop de Informática na Escola (Vol. 16, No. 1, pp. 1285-1293). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2051. [Google Scholar]

de Oliveira, L. C., Amaral, M. A., Espíndola, D. B., Barwaldt, R., & Botelho, S. S. (2016, October). Authorship/authoring possibilities in three-dimensional virtual worlds in education: The state of art from a systematic review. In Frontiers in Education Conference (FIE), 2016 IEEE (pp. 1-9). IEEE. doi:10.1109/FIE.2016.7757693. [Google Scholar]

de Oliveira, L., Espíndola, D. B., Amaral, M. A., Couto, Z., & Laurino, D. P. O Design Participativo e as Ferramentas para a Autoria de Conteúdos em Ambientes Imersivos Educacionais. RENOTE, 12(2). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/53540. [Google Scholar]

Ferri, J. T., & Mantovani, A. M. (2011). Construção Do Espaço Digital Virtual Em Três Dimensões Do Unilasalle No Metaverso Second Life. RENOTE, 9(1). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/21963. [Google Scholar]

Fragoso, S., & Rosário, N. M. D. (2012). Melhor que eu: um estudo das representações do corpo em ambientes gráficos multiusuário online de caráter multicultural. Revista Interin, 6(2). Disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/view/89. [Google Scholar]

Gabardo, P., de Quevedo, S. R., & Ulbricht, V. R. (2010). Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, (2. sem.), 65-84. doi:10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65. [Google Scholar]

Khot, R. A., & Choppella, V. (2011, July). Discovir: A framework for designing interfaces and structuring content for virtual labs. In Technology for Education (T4E), 2011 IEEE International Conference on (pp. 121-127). IEEE. doi:10.1109/T4E.2011.27. [Google Scholar]

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004), 1-26. [Google Scholar]

Lopez, S., Carpeno, A., & Arriaga, J. (2014, February). Laboratorio remoto eLab3D: Un mundo virtual inmersivo para el aprendizaje de la electrónica. In Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014 11th International Conference on (pp. 100-105). IEEE. doi:10.1109/REV.2014.6784234. [Google Scholar]

Lorenzo, C. M., Sicilia, M. Á., & Sánchez, S. (2012). Studying the effectiveness of multi-user immersive environments for collaborative evaluation tasks. Computers & Education, 59(4), 1361-1376. doi:10.1016/j.compedu.2012.06.002. [Google Scholar]

McGonigal, J. (2011). Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin.

Merchant, Z., Goetz, E. T., Cifuentes, L., Keeney-Kennicutt, W., & Davis, T. J. (2014). Effectiveness of virtual reality-based instruction on students' learning outcomes in K-12 and higher education: A meta-analysis. Computers & Education, 70, 29-40. doi:10.1016/j.compedu.2013.07.033. [Google Scholar]

Mørch, A. I., Hartley, M. D., Ludlow, B. L., Caruso, V., & Thomassen, I. (2014, July). The teacher as designer: preparations for teaching in a second life distance education course. In Advanced Learning Technologies (ICALT), 2014 IEEE 14th International Conference on (pp. 691-693). IEEE. doi:10.1109/ICALT.2014.201. [Google Scholar]

Mota, F. P., Espíndola, D. B., Pinto, I. M., & Tusnski, L. (2012). Um Caso de Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Sloodle) no Ensino à Distância. In IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.

Nascimento, L., & Spilker, M. J. (2012). Congresso Virtual no Second Life: Uma Atividade Imersiva na Perspetiva de Alunos do Mestrado em Pedagogia do E-Learning. In II Congresso Internacional TIC e Educação. [Google Scholar]

Nunes, F. B., Voss, G. B., Herpich, F., Mühlbeier, A. R. K., Possobom, C. C., & Medina, R. D. (2013). Viewers para ambientes virtuais imersivos: Uma análise comparativa teórico-prática. RENOTE, 11(1). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41711. [Google Scholar]

Oliveira, L. D., Espíndola, D. B., Barwaldt, R., Amaral, M. A., & Botelho, S. S. D. C. (2014). Proposta de um arcabouço metodológico para a autoria de conteúdo em ambientes imersivos de ensino. Disponível em: http://www.repositorio.furg.br/handle/1/4775. [Google Scholar]

Oliveira, L., Espíndola, D., Barwaldt, R., Amaral, M. A., & Botelho, S. S. (2015, October). Artefato Metodológico de Autoria Aplicado aos Mundos Virtuais para Educação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 75). doi:10.5753/cbie.wcbie.2015.75. [Google Scholar]

Peters, O. (2006). Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Unisinos.

Preece, J. (2005). Design de interação: além da interação homem-computador./Jennifer Preeece, Yvonne Rogers e Helen Sharp; trad. Viviane Possamai.

Schaf, F. (2011). Arquitetura modular para ambientes virtuais de ensino de automação com suporte à realidade mista e colaboração. 2011. 161 f (Doctoral dissertation, Tese (Doutorado)-Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre). Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28954. [Google Scholar]

Schlemmer, E., & Backes, L. (2008). Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, 8(24), 519-32. [Google Scholar]

Schlemmer, E., & Marson, F. (2013, June). Immersive learning: metaversos e jogos digitais na educação. In Information Systems and Technologies (CISTI), 2013 8th Iberian Conference on (pp. 1-7). IEEE. [Google Scholar]

Schlemmer, E., Trein, D., & Oliveira, C. (2008, November). Metaverso: a telepresença em Mundos Digitais Virtuais 3D por meio do uso de avatares. In 19th Brazilian Symposium on Computers in Education (19º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE 2008) (Vol. 19, No. 1, pp. 441-450). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/735. [Google Scholar]

Silva, V. F., Sanches, S. R., Silva, A. C., Zotovici, A., & Tori, R. (2009, July). Camada de interoperabilidade entre o ambiente de aprendizagem tidia-ae e ambientes virtuais tridimensionais. In Anais do 15º Workshop de Informática na Escola (Vol. 15, No. 1, pp. 1595-1604). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2144. [Google Scholar]

Tarouco, L., Gorziza, B., Corrêa, Y., Amaral, É. M., & Müller, T. (2013, March). Virtual laboratory for teaching Calculus: An immersive experience. In Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2013 IEEE (pp. 774-781). IEEE. doi:10.1109/EduCon.2013.6530195. [Google Scholar]

Viegas, S. C., & Santos, R. P. (2012). Second Life: A New Approach In Professional Education In The Study Of Work Safety. IEEE Latin America Transactions, 10(1), 1420-1424. doi:10.1109/TLA.2012.6142495. [Google Scholar]

Vosinakis, S., Koutsabasis, P., & Anastassakis, G. (2014, July). A platform for teaching logic programming using virtual worlds. In Advanced Learning Technologies (ICALT), 2014 IEEE 14th International Conference on (pp. 657-661). IEEE. doi:10.1109/ICALT.2014.193. [Google Scholar]

Voss, G. B., Nunes, F. B., Herpich, F., & Medina, R. D. (2013). Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 24, No. 1, p. 12). doi:10.5753/cbie.sbie.2013.12. [Google Scholar]

Wagner, R., Moura, A., Koslowski, S. R., Passerino, L. M., & Piovesan, S. D. (2012). VirtualTche–Mundo Imersivo do Instituto Federal Farroupilha–Campus Panambi. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 1, No. 1). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/1923. [Google Scholar]

Wagner, R., Moura, A., Koslowski, S. R., Passerino, L. M., & Piovesan, S. D. (2012). VirtualTche–Mundo Imersivo do Instituto Federal Farroupilha–Campus Panambi. RENOTE, 10(2). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/36133. [Google Scholar]

Zednik, H., Amaral, É., Ávila, B., & Tarouco, L. VEGA-Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim. RENOTE, 10(1). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/30791. [Google Scholar]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.97

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.97

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)