Modelagem do Conhecimento Algébrico dos Estudantes com Redes Bayesianas Dinâmicas

Henrique M. Seffrin, Patrícia Augustin Jaques

Resumo


Para que os Sistemas Tutores Inteligentes possam fornecer assistência e instrução personalizada ao aprendiz, eles precisam inferir o seu conhecimento. Redes Bayesianas são comumente empregadas para modelar a probabilidade do aluno saber um determinado tópico (unidade) de conhecimento, uma vez que as mesmas são capazes de lidar com incertezas. Este trabalho apresenta uma modelagem de Rede Bayesiana Dinâmica para a avaliação do conhecimento algébrico do estudante em Sistemas Tutores Inteligentes. O principal diferencial do trabalho proposto é a sua capacidade de avaliar tanto o conhecimento conceitual (declarativo), quanto procedural do estudante, utilizando um modelo de inferência que é independente de problemas (equações). Nesse artigo, são descritas as etapas de levantamento de informações para obtenção das probabilidades desta rede, bem como as etapas das avaliações conduzidas. Os resultados da avaliação mostraram similaridades estatisticamente significativas entre a inferência da rede e os percentuais de acerto por parte dos estudantes, evidenciando que o modelo proposto infere corretamente o conhecimento do estudante.

Palavras-chave


Redes Bayesianas Dinâmicas; Sistemas Tutores Inteligentes; Modelo de Aluno; Álgebra

Texto completo:

PDF

Referências


Baker, R. S. J. d., Corbett, A. T., & Aleven, V. (2008, June). More accurate student modeling through contextual estimation of slip and guess probabilities in bayesian knowledge tracing. In International Conference on Intelligent Tutoring Systems (pp. 406-415). Springer Berlin Heidelberg. DOI:10.1007/978-3-540-69132-7_44 [Google Scholar]

Bloom, B. S. (1984). The 2 sigma problem: The search for methods of group instruction as effective as one-to-one tutoring. Educational researcher, 13(6), 4-16. DOI:10.3102/0013189X013006004 [Google Scholar]

Brazil. Secretaria de Educação Fundamental. (2000). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (Vol. 3). DP & A. [Google Scholar]

Carpenter, T. P., Kepner, H. S., Corbitt, M. K., Lindquist, M. M., & Reys, R. E. (1982). Student performance in algebra: Results from the national assessment. School Science and Mathematics, 82(6), 514-531. DOI:10.1111/j.1949-8594.1982.tb10052.x [Google Scholar]

Corbett, A. T., & Anderson, J. R. (1994). Knowledge tracing: Modeling the acquisition of procedural knowledge. User modeling and user-adapted interaction, 4(4), 253-278. DOI:10.1007/BF01099821 [Google Scholar]

Duijnhoven, J. V. (2003). Knowledge assessment using bayesian networks: A case study in the domain of algebraic expectation (Master’s thesis, Utrecht University). [Google Scholar]

Jaques, P. A., Seffrin, H., Rubi, G., de Morais, F., Ghilardi, C., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor PAT2Math. Expert Systems with Applications, 40(14), 5456-5465. DOI:10.1016/j.eswa.2013.04.004 [Google Scholar]

Meyners, M. (2012). Equivalence tests–A review. Food Quality and Preference, 26(2), 231-245. DOI:10.1016/j.foodqual.2012.05.003 [Google Scholar]

Millán, E., DescalçO, L., Castillo, G., Oliveira, P., & Diogo, S. (2013). Using Bayesian networks to improve knowledge assessment. Computers & Education, 60(1), 436-447. DOI:j.compedu.2012.06.012 [Google Scholar]

National Commission on Excellence in Education. (1983). A nation at risk: The imperative for educational reform. The Elementary School Journal, 84(2), 113-130. DOI:10.1086/461348

Pearl, J. (1988). Probabilistic reasoning in intelligent systems: networks of plausible inference. Morgan Kaufmann. [Google Scholar]

Reye, J. (2004). Student modelling based on belief networks. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 14(1), 63-96. [Google Scholar]

Russell, S. J., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a modern approach (International Edition).

Seffrin, H. M., & Jaques, P. (2014). Modelando o conhecimento algébrico do estudante através de Redes Bayesianas Dinâmicas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 25, p. 782). DOI:10.5753/cbie.sbie.2014.782 [Google Scholar]

Seffrin, H. M., Rubi, G. L., & Jaques, P. A. (2014, March). A Dynamic Bayesian Network for Inference of Learners' Algebraic Knowledge. In Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing (pp. 235-240). ACM. DOI:10.1145/2554850.2555062 [Google Scholar]

Seffrin, H. M., Rubi, G., & Jaques, P. (2013). Uma Rede Bayesiana aplicada aModelagem do Conhecimento Algébrico do Aprendiz. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 24, p. 597). DOI:10.5753/cbie.sbie.2013.597 [Google Scholar]

Seffrin, H., & Jaques, P. (2015, October). Avaliando o conhecimento algébrico dos estudantes através de Redes Bayesianas Dinâmicas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, p. 987). DOI:10.5753/cbie.sbie.2015.987 [Google Scholar]

Seffrin, H., Rubi, G., & Jaques, P. (2011). O Modelo Cognitivo do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 22). [Anais do SBIE] [Google Scholar]

van der Gaag, L. C., Renooij, S., Witteman, C. L., Aleman, B. M., & Taal, B. G. (1999, July). How to elicit many probabilities. In Proceedings of the Fifteenth conference on Uncertainty in artificial intelligence (pp. 647-654). Morgan Kaufmann Publishers Inc.. [Google Scholar]

Vanlehn, K. (2006). The behavior of tutoring systems. International journal of artificial intelligence in education, 16(3), 227-265. [Google Scholar]

Wool, B. (2008). Building intelligent interactive tutors. Morgan Kauffman. [Google Scholar]

Yudelson, M. V., Koedinger, K. R., & Gordon, G. J. (2013, July). Individualized bayesian knowledge tracing models. In International Conference on Artificial Intelligence in Education (pp. 171-180). Springer Berlin Heidelberg. DOI:10.1007/978-3-642-39112-5_18 [Google Scholar]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.54

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.54

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)