Concepções de Inclusão Digital na Formação Inicial de Educadores

Karina Marcon, Marie Jane Soares Carvalho

Resumo


Esse artigo socializa os resultados de uma pesquisa doutoral, cujo objetivo foi analisar a compreensão e a prática da inclusão digital na formação inicial de educadores na modalidade a distância das Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. Foram realizadas pesquisas em teses e dissertações para a criação de um estado da arte sobre o conceito de inclusão digital e uma pesquisa de campo nos cursos de Licenciatura em Educação (Universidade Aberta de Portugal) e Pedagogia a Distância (Universidade do Estado de Santa Catarina). Por meio de um estudo multicaso, uma das categorias da pesquisa teve o objetivo de compreender a concepção de inclusão digital pela equipe docente, análise apresentada nesse texto.

Palavras-chave


formação de professores; inclusão digital; educação a distância

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.44

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.44

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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