O Uso da Ferramenta Cognitiva Fórum no Processo de Ensino-Aprendizagem na Modalidade a Distância

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Yvina Pavan Baldo

Resumo


Este artigo de cunho qualitativo, apresenta um recorte de uma pesquisa-ação na área de Design Educacional Inclusivo sobre as configurações da ferramenta cognitiva Fórum e os impactos causados na interação do aluno-aluno, aluno-tutor e  aluno-professor. A pesquisa foi realizada em um curso de formação para Educação a Distância em uma instituição pública de ensino. A pesquisa-ação foi organizada com três grupos focais: Grupo 1 - equipe de produção, Grupo 2 - Professores; Grupo 3 - Alunos, dentre os alunos um com deficiência visual e três surdos. Os resultados reforçam a importância da forma de mediação como fator de sucesso para a construção do conhecimento.

Palavras-chave


Educação a Distância; Design Educacional; Fórum; Pesquisa-ação

Texto completo:

PDF

Referências


Barbier, R. (2007). A pesquisa-ação (Vol. 3). Líber Livro.

da Silva, M. (2002). Teoria da Distância Transacional Michael G. Moore Publicado em Keegan, D.(1993) Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, p. 22-38. Traduzido por Wilson Azevêdo, com autorização do autor. Revisão de tradução: José. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 1. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf.

González, J. A. T., Rosa, E., & Corazza, S. M. (2002). Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Artmed.

MOODLE. Disponível em: www.moodle.org.

Nevado, R. A., Carvalho, M. J. S., & de Menezes, C. S. (2009). Inovações na formação de professores na modalidade a distância. Educação Temática Digital, 10(2), 373. [Google Scholar]

Santos, B. S. (2001). Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Porto Alegre: UFRGS. Revista Educação & Realidade, 26(1).

Smith, PL, Ragan, TJ (2005). Instructional Design. Third Edition, Wiley Jossey-Bass Education.

Sondermann, D. V. C., Pinel, H., & Nobre, I. A. M. (2012). Rede Afetiva do Design Universal para Aprendizagem na educação 2.0: reflexões e possibilidades. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 18, No. 1). Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2117. [Google Scholar]

Watzlawick, J. D. A. (2011). As (im) possibilidades da inclusão na educação superior. 2011, 167 f (Master Thesis, Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria). [Google Scholar]

Zabala, A. (1998). A prática Educativa: Como ensinar Artmed. Editora Porto Alegre RS. [Google Scholar – versão 2015]




DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.75

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.75

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)