Padrões de Uso da Tecnologia Digital no Aprendizado de um Curso de Medicina
Resumo
A Geração Y é aquela que nasceu sob a influência das tecnologias digitais. Atualmente, essa população é representada pelos jovens universitários que criaram um vínculo estreito e rotineiro com a Internet e suas ferramentas. Pesquisas afirmam que essa geração de jovens imediatistas e habituados à multitarefa desenvolveu um novo tipo de neuroplasticidade e, portanto, possuiriam hábitos e mecanismos de aprendizado peculiares que deveriam ser respeitados e considerados na dinâmica de ensino e aprendizagem. Entretanto, existem poucos estudos avaliando a real existência dessas características nos jovens universitários. Dessa forma, apresentamos as conclusões do estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto que visa conhecer como os universitários usam as tecnologias digitais e o impacto de seus hábitos e comportamentos quanto ao envolvimento dessas novas tecnologias em seus estudos. Percebeu-se que a tecnologia exerce importante influência na vida dos estudantes, porém continua sendo uma entre várias outras, o que faz com que o professor mantenha um papel fundamental na formação desses alunos considerados nativos digitais, principalmente ajudando e guiando-os na utilização correta e completa das novas tecnologias desenvolvidas para o aprendizado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Bauerlein, M., &Walesh, S. G. (2009). The Dumbest Generation — How the Digital Age Stupefies Young Americans and Jeopardizes Our Future. Jeremy P. Tarcher/Penguin, New York, 2008. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Cain, J., & Policastri, A. (2011). Using Facebook as an informal learning environment. American journal of pharmaceutical education, 75(10), 207. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Castanha, D., & Castro, M. B. (2010). A necessidade de refletir sobre as estratégias pedagógicas para atender à aprendizagem da Geração Y. Revista de EDUCAÇÃO do Cogeime, 19(36), 27-38. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Del Prette, A., & DelPrette, Z. A. P. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de psicologia, 8(3), 413-420. [VISUALIZAR ITEM ] [GS SEARCH]
Ebner, M.,Nagler, W., & Schön, M. (2012, June). Have they changed? Five years of survey on academic net-generation. In Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (pp. 343-353). [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Ferdig, R. E., & Trammell, K. D. (2004). Content delivery in the 'Blogosphere'. THE Journal (Technological Horizons In Education), 31(7), 12. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Guo, R. X., Dobson, T., &Petrina, S. (2008). Digital natives, digital immigrants: An analysis of age and ICT competency in teacher education. Journal of educational computing research, 38(3), 235-254. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Jones, C. (2012). Networked learning, stepping beyond the net generation and digital natives. In Exploring the theory, pedagogy and practice of networked learning (pp. 27-41). Springer New York. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Jones, C.,Ramanau, R., Cross, S., & Healing, G. (2010). Net generation or Digital Natives: Is there a distinct new generation entering university? Computers & Education, 54(3), 722-732. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Jimoyiannis, A.,&Angelaina, S. (2012). Towards an analysis framework for investigating students' engagement and learning in educational blogs. Journal of Computer Assisted Learning, 28(3), 222-234. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Kennedy, G., Judd, T., Dalgarno, B., &Waycott, J. (2010). Beyond natives and immigrants: exploring types of net generation students. Journal of Computer Assisted Learning, 26(5), 332-343. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Kennedy, G. E., & Judd, T. S. (2011). Beyond Google and the “satisficing” searching of digital natives. Deconstructing digital natives, 119-136. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Kenski, V. M. (2003).Aprendizagem mediada pelatecnologia. Revista diálogo educacional, Curitiba, 4(10), 47-56. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Lombardía, P. G. (2008). Quem é a geração Y? HSM Management, (n.70), p.1-7. Retrieved from http://www.hsm.com.br/artigos/quem-e-geracao-y
Oliveira, S. (2015). Encontro de gerações: geração Y. href="http://www.colegio24horas.com.br/sineperio/arquivos/sidney%20oliveira.docx [GS SEARCH]
Prensky, M. (2009). H. sapiens digital: From digital immigrants and digital natives to digital wisdom. Innovate: journal of online education, 5(3), 1. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Prober, C. G. (2012). Lecture halls without lectures--a proposal for medical education. The New England journal of medicine, 366(18), 1657. [VISUALIZAR ITEM]
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia doTrabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico - 2ª Edição. Editora Feevale. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Rennie, F., & Morrison, T. (2013). E-learning and social networking handbook: Resources for higher education. Routledge. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Santos, T. B. B. dos, &Carvalho, M. C. A. de. (2009). Vídeo com modelos esquemáticos descrevendo a formação do intestino faríngeo. Retrieved May 7, 2013. [VISUALIZAR ITEM]
Simões, L., & Gouveia, L. (2008). Geração Net, Web 2.0 e ensino superior. Cadernos de Estudos Mediáticos, (6), 21-32. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Thompson, P. (2013). The digital natives as learners: Technology use patterns and approaches to learning. Computers & Education, 65, 12-33. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Torres, T. Z., & Amaral, S. F. (2011). Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. EducaçãoTemática Digital, 12, 49. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
Twenge, J. M. (2009). Generational changes and their impact in the classroom: teaching Generation Me. Medical education, 43(5), 398-405. [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
USP. (2016). Projeto Homem Virtual. Retrieved August 7, 2016, from http://telemedicina.fm.usp.br/portal/projeto-homem-virtual/ [VISUALIZAR ITEM] [GS SEARCH]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.1
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.01.1
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)