Robótica Pedagógica e Currículo do Ensino Fundamental: Atuação em uma Escola Municipal do Projeto UCA
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever o processo de utilização da Robótica Pedagógica – RP, no contexto da formação de professores do projeto Um Computador por Aluno, UCA/Unicamp, desenvolvido entre 2011 e 2014 na Escola Municipal Elza Maria Pellegrini de Aguiar, localizada em Campinas, SP. O estudo objetivou tanto registrar e analisar o processo de formação de professores para o trabalho com a Robótica Pedagógica, numa vertente mediadora entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos escolarizados, quanto, especificamente, compreender como os professores que ensinam, em estreita relação com os alunos que aprendem, concretizam a noção de transposição didática utilizando-se da Robótica Pedagógica e do conceito de convergência interdisciplinar. O estudo contextualiza-se em duas fases distintas. A primeira desenvolvida entre agosto de 2011 e dezembro de 2012 e a segunda, entre junho de 2013 e julho de 2014. Participaram do estudo duas professoras de duas turmas de 5ºano (A e B) do Ensino Fundamental. Como pressupostos teóricos, o trabalho dialoga, basicamente, com autores que discutem os conceitos de Robótica Pedagógica, Transposição Didática e Currículo. A noção de Convergência Interdisciplinar é apresentada e permeia os fazeres dos sujeitos. A metodologia de pesquisa tem como base a abordagem qualitativa, obtendo como resultado a evidência da importância da formação de professores para a utilização das noções de transposição didática e convergência interdisciplinar nos processos de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave
Robótica Pedagógica; Formação de Professores; Currículo; Transposição Didática
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.56
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.56
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)