Colaboração em Atividade Online de Formação de Professores de Matemática

Roberto Mariano de Araújo Filho, Verônica Gitirana, Celso Gonçalves

Resumo


Este artigo discute elementos da colaboração presentes na atividade de grupo de licenciandos em Matemática para a elaboração de uma aula sobre funções em um ambiente colaborativo online. Grupo este selecionado, dentre três outros da pesquisa de mestrado, pelo destaque quanto à atividade colaborativa. Este artigo discute os fatores que foram determinantes na colaboração do grupo. O quadro teórico compõe-se da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador CSCL, elencando o modelo de análise colaborativo, o script e o seu papel na sessão. Na metodologia, trazemos uma descrição do sujeitos, do ambiente estruturado e da coleta dos dados. Os resultados apontam que a autonomia dos sujeitos na busca de fontes externas ao ambiente foi determinante no processo de colaboração.

Palavras-chave


aprendizagem colaborativa; função; formação de professor; educação online; educação matemática; modelagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)