Colaboração em Atividade Online de Formação de Professores de Matemática
Resumo
Este artigo discute elementos da colaboração presentes na atividade de grupo de licenciandos em Matemática para a elaboração de uma aula sobre funções em um ambiente colaborativo online. Grupo este selecionado, dentre três outros da pesquisa de mestrado, pelo destaque quanto à atividade colaborativa. Este artigo discute os fatores que foram determinantes na colaboração do grupo. O quadro teórico compõe-se da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador CSCL, elencando o modelo de análise colaborativo, o script e o seu papel na sessão. Na metodologia, trazemos uma descrição do sujeitos, do ambiente estruturado e da coleta dos dados. Os resultados apontam que a autonomia dos sujeitos na busca de fontes externas ao ambiente foi determinante no processo de colaboração.
Palavras-chave
aprendizagem colaborativa; função; formação de professor; educação online; educação matemática; modelagem
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)