Um Experimento sobre o Emprego de TiddlyWiki como Mídia para Aulas e Exercícios na Área de Exatas
Resumo
Este artigo apresenta um experimento realizado num curso de Cálculo Numérico onde foi utilizada a TiddlyWiki em diversos contextos: como slides em sala de aula, como roteiro de exercícios de laboratório e como formato para os relatórios a serem elaborados pelos alunos. Para que fosse aplicável no curso, foi necessário buscar, adaptar e até mesmo recodificar algumas extensões da TiddlyWiki. Esta nova tecnologia de publicação mostrou-se capaz de resolver alguns problemas existentes nas tecnologias atuais, como a dificuldade de publicação, a dificuldade de estruturação das idéias e a necessidade de aplicativos específicos para acesso ao material. Por outro lado, a tecnologia, ainda não madura, apresentou problemas como a dificuldade de inserção de elementos não-textuais e a complexidade do entendimento da estrutura de hiper-texto.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.58
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.58
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)