Agentes Peer-To-Peer Baseados Em Ontologias Como Mediadores Em Processos Comunitários De Partilha E Aprendizagem
Resumo
Este artigo tenta realçar a importância do desenvolvimento de sistemas voltados ao aprendizado baseados em agentes inteligentes estruturados como sistemas P2P (peer-to-peer – entre pares). Como parte deste esforço é apresentado um modelo no qual conceitos pertencentes a ontologias são estendidos com informação organizacional para representar de forma explícita as situações sociais nas quais foram aprendidas e utilizadas. Uma aplicação P2P usando o modelo é descrita. Parte-se de um modelo organizacional específico, MOISE+, brevemente apresentado. Uma ponte sócio-organizacional poderá agora auxiliar a interligar e reconciliar visões diferentes de conhecimento para facilitar o aprendizado coletivo.
Palavras-chave
sistemas multiagentes; ontologias; partilha de conhecimento; redes sociais
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.1.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.1.%25p
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)