FORMAÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS EM CURSOS A DISTÂNCIA VIA WEB: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo
Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência
Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.
Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.
Palavras-chave
Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Multiagentes, Ambientes Inteligentes de Aprendizagem, Algoritmos Genéticos, Grupos Colaborativos
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.2.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.2.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)