INTEGRANDO AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA WEB COM XML

Douglas Terêncio do Vale, Maria Angélica de Oliveira Camargo-Brunneto

Resumo


A diversidade de ambientes de EAD para Web proporciona a seus usuários diferentes funcionalidades que podem ser exploradas no processo de ensino e aprendizagem à distância. É comum que estas funcionalidades encontradas em
ambientes EAD sejam complementares, com uma parcela de intersecção. Neste sentido, foi proposta uma ferramenta que permite a integração de dois ambientes educacionais
para a Web, denominados Claroline e AdaptWeb®. Claroline provê facilidades de gerenciamento de cursos e seqüenciamento de conteúdo. AdaptWeb® permite a criação
e apresentação de conteúdos adaptáveis a diferentes públicos-alvo. Foi estudado o padrão SCORM para viabilizar a integração proposta, que orientou na criação de um padrão de intercâmbio de dados entre os dois ambientes através da linguagem XML. Foi criado um módulo de exportação para os ambientes Claroline e AdaptWeb®, usando a API DOM para a manipulação de arquivos XML, e dois diferentes módulos
de importação: no AdaptWeb® foi usada a API DOM, enquanto no Claroline foi usada a API SAX para a manipulação de arquivos XML. O objetivo da integração dos dois ambientes é permitir o compartilhamento de suas funcionalidades através do reaproveitamento de conteúdo instrucional gerado em cada ambiente.

Palavras-chave


AdaptWeb®, Claroline, ambientes web de ensinoaprendizagem, SCORM, XML

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.2.%25p

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.2.%25p

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)