APRENDENDO SOBRE ACESSIBILIDADE E CONSTRUÇÃO DE WEBSITES PARA TODOS
Resumo
A maioria dos websites existentes sofre com problemas de acessibilidade e/ou usabilidade. Essa realidade não é diferente no contexto de ambientes educacionais na Web. Estes problemas são, em geral, causados por falta de conhecimento por parte de seus mantenedores de como utilizar diferentes tecnologias e conceitos de maneira adequada. Para auxiliar esses mantenedores existe uma vasta documentação que, comumente apresenta uma visão isolada de seus temas e delega à sua audiência a tarefa de integrar diferentes conteúdos. Devido a esta limitação, apesar do rápido crescimento no número de websites, a qualidade e valor semântico do conteúdo são baixos, o que cria barreiras e, por vezes, impede o acesso às informações. Este trabalho apresenta um Processo para Adequação de Websites a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade (PAWRAU), que integra os principais temas técnicos e conceituais relacionados à manutenção de websites. Com sua utilização é possível melhorar gradualmente diversos aspectos do website. A partir desse processo, construímos o WARAU, uma materialização do PAWRAU que oferece a seus visitantes um espaço para aprendizado e discussão dos tópicos relacionados ao desenvolvimento Webacessível. O WARAU oferece uma estrutura flexível e instrumentos para compreender quais são os impactos das decisões de design (como isso afeta os usuários, quais usuários mais afetados) e metodologias de trabalho (padrões de codificação, reaproveitamento de código).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.03.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.03.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)