Estado da Arte em Web Semântica e Web 2.0: Potencialidades e Tendências da Nova Geração de Ambientes de Ensino na Internet

Seiji Isotani, Riichiro Mizoguchi, Ig Ibert Bittencourt, Evandro Costa

Resumo


As tecnologias educacionais com base na Web têm obtido excelente resultados nas últimas décadas. Atualmente, diversos cursos no exterior e no Brasil são oferecidos na modalidade “educação a distância” onde a Internet é a plataforma base de comunicação e interação entre alunos e professores. Com os grandes avanços da Internet e a necessidade de oferecer formas mais eficazes de aprendizagem na Web, duas linhas de pesquisa estão em crescente expansão. A primeira delas é a Web Semântica que desenvolve tecnologias que permitem ao computador compartilhar e manipular as informações contidas na Web de forma adequada e inteligente. Com o uso desta tecnologia ambientes de aprendizagem ou agentes de software podem interagir entre si, trocar informações e auxiliar professores e alunos a selecionar, combinar e classificar o conteúdo disponível na Web. E a segunda é a Web 2.0, ou web Social, onde os usuários são beneficiados por diversas ferramentas para compartilhar e construir “conhecimento” de forma simples, interativa e colaborativa. O objetivo deste trabalho é estimular as pesquisas nacionais nestas áreas apresentando o estado da arte sobre o uso da Web Semântica e da Web 2.0 no cenário educacional e a recente interseção destas tecnologias para promover a nova geração de ambientes educacionais para Web 3.0.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.30

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.30

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)