Estado da Arte em Web Semântica e Web 2.0: Potencialidades e Tendências da Nova Geração de Ambientes de Ensino na Internet
Resumo
As tecnologias educacionais com base na Web têm obtido excelente resultados nas últimas décadas. Atualmente, diversos cursos no exterior e no Brasil são oferecidos na modalidade “educação a distância” onde a Internet é a plataforma base de comunicação e interação entre alunos e professores. Com os grandes avanços da Internet e a necessidade de oferecer formas mais eficazes de aprendizagem na Web, duas linhas de pesquisa estão em crescente expansão. A primeira delas é a Web Semântica que desenvolve tecnologias que permitem ao computador compartilhar e manipular as informações contidas na Web de forma adequada e inteligente. Com o uso desta tecnologia ambientes de aprendizagem ou agentes de software podem interagir entre si, trocar informações e auxiliar professores e alunos a selecionar, combinar e classificar o conteúdo disponível na Web. E a segunda é a Web 2.0, ou web Social, onde os usuários são beneficiados por diversas ferramentas para compartilhar e construir “conhecimento” de forma simples, interativa e colaborativa. O objetivo deste trabalho é estimular as pesquisas nacionais nestas áreas apresentando o estado da arte sobre o uso da Web Semântica e da Web 2.0 no cenário educacional e a recente interseção destas tecnologias para promover a nova geração de ambientes educacionais para Web 3.0.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.30
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.30
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)