A Utilização da Modelagem Computacional Qualitativa no Estudo do Sistema Predador-Presa
Resumo
Este artigo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de atividades de modelagem expressiva com o Ambiente de Modelagem Computacional Qualitativo WorldMaker no estudo de um tópico em Ciências. O fenômeno abordado foi a dinâmica de populações de predadores e presas vivendo juntos e interagindo em um ambiente isolado. Para realizar este estudo foi desenvolvido um Curso de Extensão com estudantes universitários das áreas de ciência e tecnologia. Os resultados mostram que os estudantes foram capazes de construir modelos do sistema proposto e, também, mostram algumas habilidades e dificuldades apresentadas por eles no processo de construção do modelo neste ambiente de modelagem.
Palavras-chave
modelagem computacional, modelagem qualitativa,modelagem em Ciências.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.3.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.3.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)