Contribuições no Ensino da UML a partir de um Recurso Educacional Aberto com Mídias Interativas Integradas Online

Rodrigo Duarte Seabra, Jonas Piccin Laroza

Resumo


O ensino da UML é um processo complexo. A metodologia tradicional de ensino pautada apenas por aulas expositivas não se caracteriza como a estratégia mais adequada para ensinar conceitos de modelagem de forma que os estudantes assimilem com êxito o conteúdo e as boas práticas de engenharia de software envolvidas nesta atividade. O estudo propõe o uso de uma ferramenta que contribuirá para o incentivo do aprendiz na busca do conhecimento relativo à UML, apresentando uma nova abordagem no ensino do tema por meio de um recurso educacional aberto denominado REA-UML. Os principais resultados mostraram que a ferramenta proposta se apresenta como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula contribuindo para a aprendizagem do tema. No entanto, não foi possível detectar diferença significativa pela análise dos ganhos médios obtidos pelos participantes das duas turmas envolvidas na pesquisa experimental. A avaliação qualitativa empregada no estudo indicou melhor aceitação da ferramenta pelos estudantes, se comparada aos métodos convencionais de ensino.

Palavras-chave


Software Educacional; Educação Mediada por Tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.128

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.128

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)