Influência dos enunciados na resolução de problemas de programação introdutória

André Raabe, Adriana Salvador Zanini, André Luiz Maciel Santana, Marli Fatima Vick Vieira

Resumo


O método de ensino mais utilizado, em disciplinas de programação introdutória, é a proposição de problemas em que apresenta-se um enunciado com um problema descrito e os estudantes elaboram um algoritmo para solucioná-lo. Muitas são as dificuldades apresentadas pelos estudantes, principalmente relacionadas à compreensão e interpretação do enunciado. Esta pesquisa analisou os enunciados apresentados nos livros didáticos mais frequentemente adotados em universidades brasileiras, e constatou que geralmente são objetivos, sem indícios do processo de resolução, sem exemplificação e com um contexto predominantemente matemático. Nesse cenário formulou-se a questão de pesquisa: a estrutura e/ou o contexto de um enunciado podem influenciar o desempenho dos alunos, de programação introdutória na resolução de problemas? A estrutura está relacionada aos elementos que constam no enunciado para auxiliar o estudante a compreendê-lo tais como exemplos, casos de testes ou indícios da solução. O contexto se refere ao tema/enredo da questão. Partiu-se da crença de que em contextos que o estudante possui maior familiaridade, como jogos, compreenderá melhor os problemas e poderá ter melhor desempenho. Para responder esta questão realizou-se uma pesquisa experimental para avaliar a influência dos enunciados no desempenho dos estudantes ao resolverem problemas de programação introdutória. Foram propostos problemas usando dois contextos: matemático e jogos e dois tipos de estrutura: estruturado e não estruturado formando assim quatro grupos de tratamento. No experimento participaram 246 estudantes de oito turmas de seis instituições de ensino superior de três diferentes estados de diferentes regiões geográficas do Brasil. Os resultados apontaram que os estudantes tiveram melhor desempenho quando os enunciados são estruturados e que este é acentuado quando o contexto é matemático.  Não foi encontrada nenhuma evidência de que a utilização do contexto de jogos nos enunciados favoreceu o desempenho. O pior desempenho ocorreu o grupo de questões do contexto matemático não estruturado, justamente o modelo de enunciado mais frequentemente encontrado nos livros didáticos, o que leva a conclusão de que é necessário repensar a forma de apresentar os problemas aos estudantes de programação introdutória.


Palavras-chave


Enunciados de Problemas de Algoritmos; Pensamento Computacional

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.66

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.66

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)