Um Jogo Didático para Detecção de Problemas de Qualidade de Dados em Bancos de Dados Relacionais
Resumo
Aprender a lidar com dados é de fundamental importância para garantir a qualidade dos mesmos. Considerando o caráter subjetivo das dimensões de qualidade de dados, o aprendizado das mesmas é um desafio para estudantes. Este artigo propõe o desenvolvimento de um jogo didático para reforçar a aprendizagem de banco de dados e qualidade de dados. O jogo simula diversos cenários para os quais o jogador (estudante) assume o papel de um analista de dados e tem que avaliar a qualidade de dados em bancos de dados relacionais. Para isso, deve analisar os cenários e indicar os dados que apresentam problemas de qualidade.
Palavras-chave
Jogos Educacionais, Banco de Dados, Qualidade de Dados, Aprendizagem
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.98
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.98
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)