Um Jogo Didático para Detecção de Problemas de Qualidade de Dados em Bancos de Dados Relacionais

Carlos Eduardo Pires, Andreza Raquel M. de Queiroz, Dandara Dantas Navarro, Leandro Balby Marinho, Vládia Freire Pires

Resumo


Aprender a lidar com dados é de fundamental importância para garantir a qualidade dos mesmos. Considerando o caráter subjetivo das dimensões de qualidade de dados, o aprendizado das mesmas é um desafio para estudantes. Este artigo propõe o desenvolvimento de um jogo didático para reforçar a aprendizagem de banco de dados e qualidade de dados. O jogo simula diversos cenários para os quais o jogador (estudante) assume o papel de um analista de dados e tem que avaliar a qualidade de dados em bancos de dados relacionais. Para isso, deve analisar os cenários e indicar os dados que apresentam problemas de qualidade.

Palavras-chave


Jogos Educacionais, Banco de Dados, Qualidade de Dados, Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.98

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.98

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)