Estratégias Cognitivas como Soluções de Sucesso no Projeto do Material Institucional para EAD
Resumo
Acredita-se que para um processo efetivo de ensino e aprendizagem em Educação a Distância (EAD) é necessário apoiar o professor na tarefa de gerar material instrucional, estimulando-o a utilizar recursos pedagógicos que facilitem a construção do conhecimento do aluno. Neste trabalho avaliou-se um conjunto de estratégias cognitivas no apoio à geração e estruturação de material instrucional para EAD, visando o aumento da usabilidade e qualidade do material. Resultados dos estudos de caso sugerem que as estratégias são soluções de sucesso para alguns problemas recorrentes na edição desses hiperdocumentos. Portanto pretende-se, numa etapa subseqüente, formalizar essas estratégias no formato de Padrões.
Palavras-chave
Educação a Distância, Estratégias Cognitivas, Usabilidade, Padrões.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.3.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2005.13.3.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)