Um jogo digital baseado no construcionismo

Arturo Hernández Domínguez, Carlos A. C. Lessa Filho, Fabio Paraguaçu, Patrícia Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o Sim Investigador, um jogo educativo baseado no construcionismo, desenvolvido para estudantes do ensino fundamental e médio. No jogo o estudante assumirá o papel de um investigador em um mundo fictício no qual poderá adquirir o conhecimento construindo histórias no contexto de um conteúdo programático proposto por um professor ou através da resolução de uma história já construída anteriormente por outro usuário. O estudo de caso realizado com 49 estudantes do ensino fundamental revela resultados satisfatórios, de forma que a maioria dos estudantes manifestou que se sentia mais motivada aos estudos com o uso do jogo Sim Investigador.

Palavras-chave


Jogo digital educativo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.175

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.175

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)