ESCRITA COOPERATIVA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Ana Paula Brandão Lopes, Joseane Pereira Rodrigues, Mirian Lima de Souza Dadoorian, Crediné Silva de Menezes

Resumo


O trabalho cooperativo é apontado por consagradas teorias
pedagógicas como parte essencial do processo ensino-aprendizagem. O texto escrito é um artefato potencialmente útil para qualquer área de conhecimento. Na literatura especializada encontramos uma quantidade significativa de ferramentas para apoio à escrita cooperativa, muitas das quais voltadas para a educação. Neste contexto, uma característica imprescindível é o que chamamos de suporte à comunicação contextualizada, para a qual não encontramos soluções apropriadas nas ferramentas disponíveis. Com intuito de contribuir na solução do problema, desenvolvemos o EpA (de Escrever para Aprender) - um ambiente de apoio à escrita cooperativa, concebida para fins educacionais. Outras características diferenciadas do EpA são o tratamento de conflitos de edição e o suporte à avaliação. A partir do experimento realizado com o EpA, pôde-se concluir que ele de fato apresenta contribuições relevantes para o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


escrita cooperativa, aprendizagem colaborativa

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.3.%25p

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2006.14.3.%25p

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)