Uso dos Laboratórios de Informática em Escolas do Ensino Médio e Fundamental no Interior Nordestino
Resumo
A educação vem nas últimas décadas passando por profundas mudanças oriundas da introdução da Tecnologia da Informação em suas práticas pedagógicas, objetivando principalmente a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Tomando por base tais preceitos, o presente artigo tem por objetivo analisar o uso dos Laboratórios de Informática pelos alunos de escolas das redes publicas de ensino no interior nordestino. A metodologia adotada envolveu a aplicação de questionários e entrevistas ao corpo docente, coordenadores dos laboratórios, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Foi possível constatar através da análise dos questionários e entrevistas que existe um déficit muito grande no que se refere à formação daqueles que utilizam ou deveriam utilizar as novas tecnologias. De fato, os alunos não estão desfrutando dos recursos da tecnologia da informação existentes nas escolas, ora porque há problemas estruturais, ora porque não há projetos educacionais estruturados que permita a sua plena utilização. Uma outra contribuição deste artigo é uma comparação entre as entidades municipais e estaduais no que se refere a política pedagógica no uso desta tecnologias. Apesar dos laboratórios de informática não estarem sendo utilizados em sua plenitude, constatou-se que houve melhorias no perfil dos alunos, seja no aprendizado, no comportamento ou em outro aspecto sócio-educacional.
Palavras-chave
Educação; Informativa Educativa; Laboratório de Informática
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.68
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.68
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)