Recomendação de conteúdo personalizada com base em estilos de aprendizagem: uma abordagem prática

Fabiano Azevedo Dorça, Daniel Teixeira Resende

Resumo


A adaptação de fornecimento de conteúdo em sistemas voltados para o ensino é uma área de pesquisa em franca expansão. Isto é explicado por trabalhos que demonstram que estudantes tendem a ter um maior aproveitamento quando a apresentação do conteúdo é personalizada. Neste contexto, os estilos de aprendizagem dos estudantes devem ser observados, sendo esta uma das mais importantes características a serem consideradas no processo de adaptatividade nestes sistemas. Desta forma, este trabalho apresenta uma abordagem eficiente para personalização do processo de ensino, que se baseia no mapeamento automático de características de estilos de aprendizagem de estudantes em metadados de objetos de aprendizagem. Resultados promissores foram obtidos através de experimentos, e são apresentados neste trabalho.


Palavras-chave


recomendação personalizada, modelagem do estudante, estilos de aprendizagem, objetos de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.12

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.12

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)