Material didático multimídia aplicado a educação semipresencial: um relato de experiência na graduação (removido)

Ana Paula Silva Figueiredo, Arcilan Trevensoli Assireu, Vanessa Cristina Oliveira de Souza

Resumo


Errata: Este artigo foi removido por ter sido publicado erroneamente em duas edições. A versão correta encontra-se no volume 22, nº 2 (2014):

http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.88

 

Estudos têm indicado que a tríade áudio-visual-sinestesia, vista como a forma que as pessoas assimilam informações, tende a segmentar as pessoas em grupos que se identificam com cada uma destas formas de aprendizado, e que estas pessoas tendem a ignorar a informação contida nas outras duas formas. Um desafio na educação, e particularmente na educação à distância, é, portanto, a utilização e gerenciamento de técnicas e material didático que contemple, ao mesmo tempo, as três diferentes categorias de assimilação de conhecimento. Neste contexto, é apresentada neste trabalho uma abordagem que visa suprir esta carência técnica e material e que alcance igualmente o público de perfil de aprendizado áudio, visual e sinestésico. A abordagem foi aplicada sobre alunos do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Itajubá e consistiu da aplicação de um formulário para o levantamento do perfil de aprendizado dos alunos e um formulário diagnóstico antes e após a aplicação de um vídeo, o que possibilitou levantar a eficácia do mesmo no processo de aprendizagem. Por fim, um material didático multimídia foi desenvolvido com a preocupação de contemplar todas as técnicas de aprendizado associadas às três categorias de aprendizado citadas acima, conforme recomendadas por Felder e Silverman [1] Uma forma de como estabelecer meios para uma melhor efetividade da abordagem apresentada neste trabalho é apresentada.


Palavras-chave


educação à distância, educação semipresencial, material didático multimídia, estilos de aprendizado.



DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.127

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)