Empregando Redes Bayesianas para modelar automaticamente o conhecimento dos alunos em Lógica de Programação

Juliano Vier, João Gluz, Patrícia Augustin Jaques

Resumo


O emprego de tecnologias para auxiliar na aprendizagem de indivíduos é cada vez mais presente. Ferramentas são desenvolvidas com o intuito de facilitar o aprendizado bem como propiciar ao professor uma menor sobrecarga de atividades. Tais ferramentas tem se mostrado efetiva nestes propósitos, principalmente quando empregam técnicas de Inteligência Artificial para proporcionar ensino individualizado. Esse é o caso dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI) que possuem a capacidade de aprender sobre os alunos e modelar esse conhecimento em um Modelo de Aluno, de forma que possam prover assistência individualizada aos estudantes. Uma das técnicas inteligentes utilizadas para modelar o conhecimento do aluno são as Redes Bayesianas. Trata-se de modelos probabilísticos utilizados para cálculo de probabilidades de eventos relacionados. Este artigo apresenta um Modelo do Aluno probabilístico para um STI voltado ao ensino de programação. Sendo este sistema voltado ao ensino de programação, o Modelo do Aluno possui representações para os conceitos específicos desta área. A construção da Rede Bayesiana foi realizada com o auxílio de especialistas da área em questão. A avaliação do modelo criado, a fim de validar os resultados atingidos, foi realizada com o uso de alunos virtuais.

Palavras-chave


Sistemas Tutores Inteligentes; Modelo de Aluno; Redes Bayesianas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.45

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.45

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)