Plataforma Mignone: Ambiente Virtual de Aprendizagem e Objetos de Aprendizagem Especializados para a Educação Musical
Resumo
Atualmente, há uma demanda por recursos multimídia e sociais de forma integrada em ambientes de aprendizagem, o que é uma necessidade ainda maior na Educação Musical. Neste artigo descrevemos as particularidades da Educação Musical e apresentamos a Plataforma Mignone. Esta plataforma é constituída por uma arquitetura formal para o desenvolvimento de ambientes virtuais e de um modelo para criação facilitada de objetos (e atividades) de aprendizagem, ambos especializados para a área da música. Aqui detalhamos as diretrizes que guiam a construção do ambiente, bem como apresentamos mais detalhes do estudo de caso que foi realizado com 27 alunos do ensino médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. A partir de análises quantitativas e qualitativas, foi possível concluir que o oferecimento de recursos multimídia e sociais, estimulados pelo uso da Plataforma Mignone como guia tanto na construção do ambiente quanto na dos objetos de aprendizagem, influenciam indiretamente na aceitação de ambientes virtuais de aprendizagem para Educação Musical pelos alunos.
Palavras-chave
Educação Musical; Modelo C(L)A(S)P; UTAUT; Aceitação de Tecnologias; Ambientes de Aprendizagem; Redes Sociais
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.1
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.1
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)