Apuê: Uma Plataforma Web para Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres

Lucas Salomão Spolaore, Gerson Mauri Dallegrave de Almeida, Leandro Chernij, Leonelo Dell Anhol Almeida

Resumo


A expansão da educação na modalidade à distância contribui sensivelmente à democratização do ensino. No entanto, o ensino de ciências experimentais ainda encontra diversas barreiras nessa modalidade como: a escassez de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que oferecem recursos para essa prática de ensino, a baixa interatividade e o alto custo das plataformas existentes e a dependência de soluções comerciais. Esta pesquisa propõe o Apuê, uma plataforma web para a educação de ciências experimentais, construída somente com tecnologias livres e que provê alto nível de interatividade, colaboração entre os estudantes, além de ser extensível para o acoplamento de novos experimentos e flexível na configuração e uso dos experimentos. Testes realizados com estudantes do ensino superior apontam que a plataforma atendeu e, frequentemente, superou as expectativas dos estudantes.

Palavras-chave


Educação a Distância; Ciências Experimentais; Laboratório Remoto; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Livres

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.100

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.100

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)