Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social
Resumo
As redes sociais vêm se destacando no processo de promover o aprendizado continuado, que consiste no conhecimento disseminado pelos internautas. Encontrar os pares com diferentes níveis de conhecimento não é uma tarefa trivial. Neste artigo, é proposto o modelo Oraculous baseado em estratégias de Sistemas de Combinação Social, descrevendo funcionalidades a serem integradas em um ambiente computacional que apoie o encontro de pares. Esse modelo usa anotações que um indivíduo faz sobre páginas da Internet para modelar a combinação entre indivíduos, de modo a potencializar o aprendizado em rede através do encontro de pessoas com os mesmos interesses.
Palavras-chave
Sistema de Combinação Social, Redes Sociais, Ambiente Virtual, Redes de Aprendizagem
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.122
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.122
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)