Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social

Soraia Pacheco Silva, Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira, Claudia Lage Rebello da Motta

Resumo


As redes sociais vêm se destacando no processo de promover o aprendizado continuado, que consiste no conhecimento disseminado pelos internautas. Encontrar os pares com diferentes níveis de conhecimento não é uma tarefa trivial. Neste artigo, é proposto o modelo Oraculous baseado em estratégias de Sistemas de Combinação Social, descrevendo funcionalidades a serem integradas em um ambiente computacional que apoie o encontro de pares. Esse modelo usa anotações que um indivíduo faz sobre páginas da Internet para modelar a combinação entre indivíduos, de modo a potencializar o aprendizado em rede através do encontro de pessoas com os mesmos interesses.

Palavras-chave


Sistema de Combinação Social, Redes Sociais, Ambiente Virtual, Redes de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.122

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.122

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)