PERSONNA: proposta de ontologia de contexto e perfil de alunos para recomendação de objetos de aprendizagem

Paulo Alceu Almeida Rezende, Crystiam Kelle Pereira, Fernanda Campos, José Maria N. David, Regina Braga

Resumo


Um sistema de recomendação na área educacional tem por objetivo monitorar dados do aluno quando este interage com os sistemas para que seja possível sugerir objetos de aprendizagem adequados as suas preferências. Este trabalho descreve uma ontologia chamada PERSONNA para modelagem do perfil e contexto do aluno em um ambiente e-learning, a fim de padronizar as informações e facilitar o processo de recomendação de objetos de aprendizagem da arquitetura BROAD-RS.


Palavras-chave


Ontologias, Contexto, Perfil, Objetos de Aprendizagem, Sistema de Recomendação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.70

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.70

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)