Abstração Refletida presente na Aprendizagem Cooperativa medida pelo Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática

Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


O estudo é um recorte da pesquisa-ação de doutorado na área da Informática na Educação Matemática, realizada em 2012, no IFRS - Campus Osório com estudantes do ensino médio, que tem o objetivo de apresentar dois elementos atraentes aos estudantes para aprender a aprender matemática: espaço de aprendizagem digital da matemática, adotado no Facebook, e a aprendizagem cooperativa, e também evidenciar a presença da abstração refletida na construção de uma generalização/demonstração matemática. Analisa-se a resolução de problemas de matemática à luz da teoria de Piaget e conclui-se a possibilidade de se compreender o processo de construção dos conceitos de matemática, além da sua aprendizagem por consciência dos estudantes.

Palavras-chave


Tecnologias Digitais online; Cooperação; Espaço de Aprendizagem Digital; Educação Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.35

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.03.35

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)