Orientações para o Design de hipermídias para aprendizagem da língua espanhola na EaD

Juliane Vargas Nunes, Berenice Santos Gonçalves

Resumo


A hipermídia para aprendizagem pode oferecer uma maior aproximação entre o aluno e o conteúdo e proporciona um processo de interação mais rico e produtivo por suas qualidades eminentemente interativas. Contudo, ainda não é uma estratégia de ensino recorrente, nem mesmo no contexto de educação a distância em que o aluno interage mais imediatamente com a hipermídia. Assim, esta pesquisa propõe orientações direcionadas ao desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola do contexto de um curso na modalidade EaD - UAB/UFSC. Para tanto, além da fundamentação (envolvendo revisão bibliográfica e estudo de similares) foram desenvolvidas ações de pesquisa com ênfase em métodos prospectivos de avaliação coletados a partir da interação de usuários com uma hipermídia previamente disponibilizada. Os dados qualitativos e quantitativos evidenciaram aspectos relativos à organização dos conteúdos, legibilidade, tratamento visual, uso de recursos midiáticos, navegação, entre outros; os quais contribuíram para a geração das orientações. As orientações destacam, sobretudo, o dimensionamento do conteúdo, explicitação de orientações para a navegação, ênfase para o uso de recursos de áudio e relevância da estratégia pedagógica associada à disponibilização da hipermídia. Essas orientações podem ser utilizadas como referência para a elaboração de futuras hipermídias em contextos similares.


Palavras-chave


Design Gráfico, hipermídia para aprendizagem, interação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.58

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.58

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)